top of page

Operação de planejamento do Halleluya e Fortal são divulgadas

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 13 horas
  • 7 min de leitura

O Halleluya começa na quarta-feira (23) e, no dia seguinte, tem início o Fortal.

Foto: Marcos Moura
Foto: Marcos Moura

Dois importantes eventos do calendário de Fortaleza, o festival religioso Halleluya e a micareta Fortal, animam a cidade nesta semana. O Halleluya começa na quarta-feira (23) e, no dia seguinte, tem início o Fortal. As duas programações seguem até o domingo (27).


Contribuindo para que o público possa curtir os eventos com tranquilidade e conforto, a Prefeitura de Fortaleza organizou um planejamento especial de ordenamento, segurança, fiscalização, trânsito, transporte e proteção aos direitos de crianças e adolescentes.


Halleluya


Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) irá reforçar a frota de ônibus com 20 veículos extras para atender ao público do Halleluya 2025, que será realizado entre os dias 23 a 27 de julho, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A operação especial de transporte terá início diariamente, a partir das 18h, com veículos posicionados para facilitar os deslocamentos de ida e volta dos participantes.


Além do reforço com os veículos extras, o entorno do CEU conta com 17 linhas regulares do sistema de transporte coletivo que continuarão operando normalmente, oferecendo mais opções de acesso ao evento. São elas:


024 - Antônio Bezerra / Lagoa / Unifor

041 - Parangaba / Oliveira Paiva / Papicu

049 - Siqueira/Oliveira Paiva/Washington Soares

306 - Passaré/Via Cj Sumaré/Parangaba

309 - Conj. Sumaré / Parangaba

311 - Castelão / Parangaba

312 - Dias Macedo / Parangaba

321 - Jardim União / Parangaba

328 - Messejana/Castelão/Parangaba

352 - Solar das Águas/Green Park/Parangaba

391 - Passaré / Parangaba

603 - Jardim União / Centro

605 - Conj. José Walter / BR 116 / Av. I

606 - Conj. José Walter / BR 116 / Av. N

633 - Passaré / Centro

666 - Jardim Castelão / Centro

680 - José Walter/Papicu/Cidade Jardim


Os trajetos e horários das linhas podem ser consultados por meio do aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, disponível gratuitamente para Android e iOS.


Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também participa da operação contribuindo para a organização, o bem-estar e a segurança dos participantes. 26 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, realizarão o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular, obstruções indevidas nos espaços públicos e poluição sonora. A agência também enviará uma equipe multiprofissional de Vigilância Sanitária para garantir a segurança alimentar do público e o cumprimento das normas vigentes.


Ambulantes

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional 8, realizou o sorteio para o credenciamento dos ambulantes que irão atuar na edição 2025 do festival religioso Halleluya. Ao todo, foram cadastradas 40 pessoas para a venda de alimentos e bebidas, que atuarão na Rua Antônio Ferreira, no entorno da Arena Castelão.


Durante o evento, não será permitida a comercialização de bebidas em garrafas de vidro. Todos os comerciantes deverão portar documento de identidade e o termo de autorização emitido pela Regional. Equipes da Prefeitura estarão presentes para orientar e acompanhar o trabalho dos vendedores cadastrados e autorizados.

Como etapa obrigatória, os ambulantes participaram de uma capacitação promovida pela Vigilância Sanitária, com foco em segurança alimentar e boas práticas de higiene, garantindo um atendimento seguro e responsável ao público do evento.


Trânsito

Durante os dias do evento, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) mobilizará um efetivo diário de 200 agentes e orientadores de tráfego para garantir a fluidez da circulação e assegurar o ir e vir dos participantes com mais segurança.


A operação terá início às 15 horas, com foco na coibição de estacionamento irregular nas imediações do evento e no apoio à travessia dos transeuntes nas avenidas Alberto Craveiro e Dr. Silas Munguba. Dispositivos como cones serão utilizados para reduzir a velocidade dos veículos nas faixas de pedestres.


Para facilitar o acesso ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e melhorar o fluxo de veículos, os automóveis particulares deverão utilizar a Avenida Alberto Craveiro, enquanto os coletivos fretados devem optar pela Avenida Dr. Silas Munguba.


Os bloqueios viários serão implantados a partir das 16h nos seguintes cruzamentos:


- Av. Dr. Silas Munguba x Rua Antônio Ferreira

- Rua Antônio Ferreira x Rua Antônio Farias

- Av. Dr. Silas Munguba x Rua Corumbá

- Rua Corumbá x Rua Antônio Farias


Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará nos cinco dias do Festival Halleluya com o efetivo de 16 guardas municipais realizando apoio as ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além da segurança local.


Saúde

De 23 a 27 de julho, as equipes de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estarão presentes no Festival Halleluya 2025, oferecendo vacinas importantes para a proteção da população. A ação acontece das 16h às 22h no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).


Serão disponibilizadas as vacinas: Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto, Influenza, HPV e ACWY. A iniciativa reforça o compromisso com a saúde pública, aproveitando a grande circulação de pessoas no evento para ampliar a cobertura vacinal.


Direitos humanos

A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) vai integrar, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), as ações de proteção social articuladas pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) durante os eventos Halleluya e Fortal. As ações vão acontecer nos dias 23, 24 e 25 no Halleluya e dias 24, 25 e 26 no Fortal.


A iniciativa contará com a atuação direta de educadores sociais dos seis Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da capital. Serão seis profissionais alocados para cada evento, divididos entre o Halleluya e o Fortal, além do apoio da equipe da própria SDHDS, da Funci e dos Conselhos Tutelares.


O Serviço de Abordagem Social tem como objetivo principal identificar e acolher crianças, adolescentes e famílias em situação de rua, expostas à violência, dependência química, exploração sexual e trabalho infantil. A atuação envolve abordagens humanizadas, com foco na escuta qualificada, no esclarecimento de direitos e na mobilização da rede socioassistencial.


Além da escuta e orientação, as equipes irão realizar visitas sociais, encaminhamentos para programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do monitoramento de casos identificados como violação de direitos, garantindo proteção social e cidadania.


Fortal

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará reforço na frota do transporte coletivo para atender o público que participará do Fortal 2025, entre os dias 24 a 27 de julho.


Ao todo, serão dez veículos reservas operando na linha especial 840 - Papicu/Cidade Fortal, que fará o trajeto direto do Terminal Papicu até a Cidade Fortal, em horários estendidos. Na quinta-feira, a linha opera com dois veículos reserva, das 13h às 5h; na sexta-feira, três veículos reserva fazem o trajeto até a folia, das 13h às 6h; já no sábado, três veículos reserva funcionam das 13h às 7h, e no domingo, dois veículos reserva circulam das 13h às 3h, garantindo mais opções aos foliões durante o deslocamento para o evento.


Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também participa da operação contribuindo para a organização, o bem-estar e a segurança dos participantes. 54 agentes, entre fiscais, coordenadores e auxiliares, realizarão o controle urbano dos eventos, com o objetivo de impedir o comércio irregular, obstruções indevidas nos espaços públicos e poluição sonora. A agência também enviará uma equipe multiprofissional de Vigilância Sanitária para garantir a segurança alimentar do público e o cumprimento das normas vigentes.


Ambulantes

Para a micareta Fortal 2025, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional 7, também promoveu o sorteio e credenciamento de ambulantes. Foram cadastradas 96 pessoas, incluindo sete pessoas com deficiência (PCD), que atuarão na área externa da Cidade Fortal, localizada na Avenida Dr. Aldy Mentor.


O local já recebe serviços de varrição, capinação e pintura de meio-fio, proporcionando mais segurança e conforto para foliões e trabalhadores. Assim como no Halleluya, será proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro. Todos os ambulantes deverão portar documento de identidade e o termo de autorização fornecido pela Regional responsável.


Além da capacitação obrigatória da Vigilância Sanitária, os ambulantes que atuarão no Fortal participaram de um treinamento específico sobre segurança e prevenção de acidentes, promovido pela Regional 7 em parceria inédita com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).


Trânsito

A operação de trânsito será implementada a partir das 15h com ações de monitoramento de tráfego e coibição de estacionamento irregular na Av. Aldy Mentor e nas principais vias de acesso da Cidade Fortal. Um efetivo diário de 120 agentes e orientadores atuará para otimizar o deslocamento do público e garantir a segurança viária.


Conforme a demanda do público, a AMC poderá realizar desvios temporários, direcionando o tráfego da Av. Nila Gomes de Soarez para a Av. Santos Dumont. A orientação do órgão é que os condutores utilizem o estacionamento privado disponível no local do evento, evitem a combinação de álcool e direção e respeitem os limites de velocidade.


Em caso de ocorrências ou situações irregulares, a população pode acionar a AMC por meio do número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).


Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará atuará nos quatro dias do Fortal, com o efetivo de 28 guardas municipais, realizando patrulhamento por meio de viaturas, a pé e em motocicletas.


A GMF também apoiará as ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, além de reforçar seu efetivo no terminal de integração de ônibus do Papicu.


Direitos Humanos

A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) vai integrar, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), as ações de proteção social articuladas pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) durante os eventos Halleluya e Fortal. As ações vão acontecer nos dias 23, 24 e 25 no Halleluya e dias 24, 25 e 26 no Fortal.


A iniciativa contará com a atuação direta de educadores sociais dos seis Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da capital. Serão seis profissionais alocados para cada evento, divididos entre o Halleluya e o Fortal, além do apoio da equipe da própria SDHDS, da Funci e dos Conselhos Tutelares.


O Serviço de Abordagem Social tem como objetivo principal identificar e acolher crianças, adolescentes e famílias em situação de rua, expostas à violência, dependência química, exploração sexual e trabalho infantil. A atuação envolve abordagens humanizadas, com foco na escuta qualificada, no esclarecimento de direitos e na mobilização da rede socioassistencial.


Além da escuta e orientação, as equipes irão realizar visitas sociais, encaminhamentos para programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do monitoramento de casos identificados como violação de direitos, garantindo proteção social e cidadania.

コメント


bottom of page