Mais de 8 mil agentes da segurança estarão nas ruas para a operação carnaval 2025
- dialogoce
- 27 de fev.
- 2 min de leitura
O objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade aos cearenses e turistas até a próxima quarta-feira (5).

O Governo do Ceará está colocando 8.789 agentes nas ruas para garantir a segurança dos foliões em todo o Estado do Ceará durante as festividades do Carnaval deste ano. Nesta quinta-feira (27), os efetivos começam a se deslocar para o Interior e também ocupar seus postos estratégicos em Fortaleza. O objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade aos cearenses e turistas até a próxima quarta-feira (5).
O governador Elmano de Freitas, que acompanhou a saída dos policiais para o Interior, comenta a Operação Carnaval 2025 e fala também da importância de festejar com responsabilidade.
“Nós estamos tendo um reforço policial muito importante, especialmente dos municípios que solicitaram a segurança pública do Ceará, nós estamos falando de quase 9 mil homens e mulheres, de todas as forças de segurança, dessas quase mais de 7 mil homens são homens e mulheres da Polícia Militar, mais de 500 profissionais da Polícia Militar atuando nas nossas Ces, para garantir mais tranquilidade, fazendo o trabalho de prevenção, mas também de repressão no trânsito. Termos tendas lilás para que os nossos profissionais de segurança já estão orientados para que as mulheres possam efetivamente ter sua integridade preservada, garantida e também atentos àqueles que querem aproveitar esse momento para praticar furto, para praticar roubo. Nós vamos também vamos estar atentos para preservar o patrimônio da população cearense”.
O delegado Harley Filho, coordenador de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, frisou que foi realizado estudo para identificar quais as principais demandas para o período carnavalesco.
“A nossa preocupação foi em cima dos crimes violentos letais intencionais, homicídios, latrocínios, lesões seguidas de morte, crimes violentos patrimoniais, são os roubos, e os crimes que costumeiramente ocorrem durante os carnavais, importunação sexual, perturbação do sossego alheio, poluição sonora, conduzir veículos automotores sob efeito de álcool. Diante desses cenários, a nossa Superintendência de Pesquisa e Estratégia, SUPESP, e a Coordenadoria de Inteligência, procurou posicionar onde seriam os locais que demandam ações mais enérgicas das forças de segurança. E dentro desse cenário foi feito o plano operacional das forças de segurança.”
Durante todo o feriado, os agentes das Forças de Segurança do Ceará terão como principais missões, a atuação em patrulhamentos por terra e aéreos; a execução do policiamento ostensivo em locais estratégicos e com grande movimentação de foliões; às ações de Polícia Judiciária; além da atuação em operações de bombeiro militar em ocorrências que necessitem de perícia criminal e de patrulhamento e resgate aéreo.
O comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio, destacou a abrangência da Operação deste ano.
“A cobertura na Operação Carnaval é diversa. Ela vai desde o evento religioso até o evento carnavalesco e sem esquecer do nosso combate diário contra os índices de CVLE, dos Crimes Violentos Letais Intencionais de CVP, os violentos patrimoniais. A gente não deixa de atuar. A Segurança Pública recebe um reforço por conta da Operação Carnaval para que essas áreas também continuem recebendo a atenção que merecem durante todo o período”.
Comments