top of page

Torcidas organizadas do Ceará e do Corinthians estão proibidas de ir para o castelão para o jogo de hoje

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

Na primeira medida, o MP defende a proibição do acesso da Torcida Organizada do Ceará (TOC) aos próximos dois jogos em que o time for mandante portando faixas, instrumentos musicais ou outros tipos de identificação.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), referendou a aplicação de medidas para garantir a segurança dos torcedores em partidas válidas pela série A do Campeonato Brasileiro, especialmente no jogo desta quarta-feira (16), na capital, entre o Ceará Sporting Club e o Sport Club Corinthians Paulista, na Arena Castelão. Na primeira medida, o MP defende a proibição do acesso da Torcida Organizada do Ceará (TOC) aos próximos dois jogos em que o time for mandante portando faixas, instrumentos musicais ou outros tipos de identificação. A restrição se dá porque a TOC descumpriu protocolo de segurança no último clássico-rei. O Nudtor também se posicionou contra o acesso das torcidas organizadas do Corinthians à Arena Castelão, seguindo recomendação do Ministério Público de São Paulo.


O Nudtor se manifestou favorável à medida educativa, aplicada à TOC pela 3ª Companhia do Batalhão de Choque da Polícia Militar, de suspender a utilização de materiais como faixas, bandeiras, mastros, bambus e instrumentos musicais nos próximos dois jogos em que o Ceará for mandante. A sanção decorre de fato ocorrido na partida do último domingo (13) contra o Fortaleza Esporte Clube, pela série A do Campeonato Brasileiro.


O MP tomou conhecimento que, durante o jogo, a TOC exibiu mosaico em desacordo com a arte gráfica previamente apresentada e aprovada pelas autoridades de segurança. O mosaico fazia alusão ao centenário do Corpo de Bombeiros, utilizando mascote do time Fortaleza de forma provocativa, ofensiva e incitando a rivalidade de forma hostil. “A prática compromete a boa-fé, a transparência e a segurança do espetáculo desportivo, e afronta diretamente os princípios da Lei Geral do Esporte os Termos de Ajustamento de Conduta firmados com o Ministério Público”, declara o coordenador do Nudtor, promotor de Justiça Edvando França.


O MP também se manifestou pelo indeferimento do pedido de autorização para ingresso, no jogo desta quarta-feira (16), de quaisquer indumentárias, faixas, bandeiras ou objetos que identifiquem os associados das torcidas organizadas do Corinthians: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp. O Nudtor se fundamenta na Portaria nº 093/2025 da Federação Paulista de Futebol que atende recomendação do MP de São Paulo.


Não há impedimento de entrada de faixas estritamente institucionais voltadas à exaltação do time Corinthians, desde que desvinculadas de qualquer menção direta ou indireta às torcidas organizadas citadas na Portaria. “A medida possui caráter preventivo, com o objetivo de resguardar a ordem pública e a segurança dos espetáculos esportivos e se insere no contexto de atuação articulada entre os MPs estaduais, Federações Esportivas e Forças de Segurança”, destaca Edvando França.

Comments


bottom of page