Serviços voltados para os trabalhadores serão realizados nesta quinta-feira em Fortaleza
- dialogoce
- 23 de abr.
- 2 min de leitura
Estão previstas vacinação, aferição de pressão arterial, massoterapia e medição de glicemia, além orientações sobre direitos do consumidor, trabalhista e previdenciário

Várias instituições ligadas ao mundo do trabalho, tendo à frente o Programa Trabalho Seguro (PTS) da Justiça do Trabalho do Ceará e o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Ceará, vão realizar uma manhã de prestação de serviços na Praça do Ferreira, nesta quinta-feira (24), a partir das 8h.
Estão previstas vacinação, aferição de pressão arterial, massoterapia e medição de glicemia, além orientações sobre direitos do consumidor, trabalhista e previdenciário. O Ato Público em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho faz parte das ações do Abril Verde, campanha nacional de combate a acidentes de trabalho.
A gestora regional do PTS, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante, falou sobre a importância da Campanha para alertar patrões e empregados sobre a necessidade de adotarem medidas preventivas para evitar acidentes. Ela também ressaltou as iniciativas, como as programadas para o dia 24 de abril, na Praça do Ferreira. “Órgãos públicos envolvidos com o mundo do trabalho devem sempre realizar ações conjuntas para garantir ao trabalhador e à trabalhadora acesso a informações seguras.”
O Ceará registrou uma média de 30 acidentes de trabalho diários em 2022 (último ano com dados disponíveis). Ao todo, 10,9 mil trabalhadores e trabalhadoras se acidentaram ou adoeceram no ambiente de trabalho. 46 morreram. Os números são do Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho. O Brasil registrou 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho e 2,5 mil notificações de acidentes com óbito.
Segundo o Observatório, foram concedidos 148,8 mil benefícios previdenciários relacionados a auxílio-doença por acidente de trabalho e 6,5 mil aposentadorias por invalidez, também decorrentes de acidentes laborais. O pagamento de benefícios previdenciários relacionados a acidentes e a doenças ocupacionais gerou um custo de R$ 164 bilhões aos cofres públicos, no período de 2012 a 2022.
Para a desembargadora do TRT-CE, esses números não representam a realidade. Estariam subnotificados, já que muitos acidentes de trabalho não são comunicados. “Infelizmente esses números são bem maiores. Além dos acidentes que não são registrados, mais de um terço da população trabalhadora está na informalidade e não entra nos dados da Previdência,” ressaltou a magistrada.
Abril Verde
O mês de abril foi escolhido por ter duas datas relevantes: o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu esse dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Serviço:
Ato em memória das vítimas de acidentes de trabalho
Data: 24 de abril, das 8h às 12h
Local: Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza/CE
Comments