top of page

Procurador-geral do Ceará testa equipamentos de reconhecimento facial instalados na Arena Castelão

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 7 de mar.
  • 2 min de leitura

O Ministério Público do Ceará, por meio do Nudtor, atuou fortemente na defesa da biometria facial para acesso aos estádios no estado, conforme a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), visando garantir a segurança dos torcedores.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, junto com os promotores de Justiça do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), Edvando França, Camila Saboya, André Araújo e Wander Magalhães, visitaram a Arena Castelão para conhecer e testar os dispositivos de reconhecimento facial instalados. O Ministério Público do Ceará, por meio do Nudtor, atuou fortemente na defesa da biometria facial para acesso aos estádios no estado, conforme a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), visando garantir a segurança dos torcedores. A implementação da tecnologia está sendo conduzida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) com apoio da Secretaria de Esportes (Sesporte).  


“O Ministério Público do Ceará preza pela defesa e segurança dos torcedores cearenses. Por isso, temos atuado para garantir a implementação da biometria facial na Arena Castelão”, reforçou o procurador-geral durante a visita, além de destacar a importância da colaboração entre os órgãos envolvidos para o sucesso na implementação do serviço.  


O promotor de Justiça e coordenador do Nudtor, Edvando França, enfatizou a relevância da instalação da biometria facial em estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas. “Insistimos para que o Governo do Estado adquirisse e instalasse os equipamentos necessários para o funcionamento do serviço digital, prezando pela segurança no estádio. Este momento, em que testamos a biometria facial, representa a realização de um sonho”, concluiu o promotor. Os equipamentos ficam nos mesmos locais onde atualmente os torcedores têm acesso usando ingressos ou cartões de sócio torcedor.  


A visita contou ainda com a presença do secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro; do presidente da ETICE, Francisco Barbosa; do desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Paulo de Tarso Pires Nogueira; além de representantes das forças de segurança estaduais e dos clubes esportivos Fortaleza e Ceará.


Comments


bottom of page