top of page

Praça do Ferreira passará por obras

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 3 horas
  • 3 min de leitura

A intervenção será realizada em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza) e seguirá o projeto original dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, responsáveis pela última grande reforma da praça, ainda na década de 1990.

Foto: Imagem da Internet
Foto: Imagem da Internet

O prefeito Evandro Leitão e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinaram, nesta terça-feira (8), a ordem de serviço para a requalificação da Praça do Ferreira, no Centro. A intervenção será realizada em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza) e seguirá o projeto original dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, responsáveis pela última grande reforma da praça, ainda na década de 1990.


Orçado em R$ 8 milhões, o projeto será executado em uma única etapa, com previsão de conclusão até novembro deste ano. Segundo o prefeito Evandro Leitão, a obra terá o objetivo de causar impacto mínimo no comércio local e nos frequentadores do Centro de Fortaleza.


“Nós reconhecemos os pontos que fazem parte do nosso patrimônio histórico. A Praça do Ferreira faz parte da memória afetiva e, agora, Prefeitura e Governo do Ceará assinam essa ordem de serviço e o equipamento estará pronto até o final de novembro, sem impactar o Natal de Luz, de maneira que todos possam comemorar seu final de ano aqui com orgulho desse local”, celebrou Evandro.


O Governo do Estado investirá R$ 4 milhões na obra, por meio de convênio. O governador Elmano de Freitas destacou o valor simbólico da Praça do Ferreira 


“Com apenas seis meses de gestão, o prefeito Evandro Leitão já entrega um presente importante para a população de Fortaleza: a reforma da Praça do Ferreira. Todos temos um carinho especial por esse espaço, e saber que estará pronto em novembro é motivo de celebração. A praça estará mais bonita, revitalizada e pronta para receber os festejos natalinos e impulsionar o comércio”, ressaltou Elmano.


Durante a execução das obras, o acesso ao comércio da região será mantido. Entre os serviços previstos estão a requalificação completa do piso, com preservação da paginação original; implantação de travessias elevadas; construção de quiosques; instalação de fontes interativas; e restauração da Coluna da Hora. O arquiteto Fausto Nilo ressaltou o papel do poder público na revitalização dos centros urbanos.


“Precisamos cuidar do coração das cidades. Este projeto busca reabilitar os aspectos físicos e espaciais da Praça do Ferreira e, com isso, dar novo fôlego a todo o Centro. As noites da região central voltarão a ter vida. Ainda há muito a ser feito, mas esperamos que esta obra estimule a valorização da história profunda deste lugar. É um tema urgente e deve ser compartilhado com toda a sociedade”, defendeu Nilo.


O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, destacou as intervenções mais benéficas para o comércio e a dinâmica urbana do local.


“A principal mudança será a instalação dos novos quiosques, que estarão aptos a vender produtos e movimentar a praça também à noite. A iluminação seguirá o padrão da Beira-Mar, o que trará mais segurança no período noturno. Atualmente, cerca de 190 mil pessoas circulam por aqui diariamente. Com a reforma, esse número tende a crescer. Também teremos dois banheiros públicos bem estruturados, o que reforça o acolhimento e a funcionalidade do espaço”, destacou Assis.


Além da reforma da Praça do Ferreira, a atual gestão tem planos para, até 2028, fazer uma requalificação completa do Centro de Fortaleza, com a instalação de Zonas Azuis de estacionamento, além de um corredor tecnológico entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa.


Durante a assinatura da ordem de serviço, Evandro comentou ainda sobre o acolhimento da população em situação de rua que ocupava a praça. Assim como em outras intervenções da Prefeitura de Fortaleza, os trabalhos de escuta e busca ativa estão sendo realizados pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDs), comandada pela vice-prefeita Gabriella Aguiar.


“Nós estamos fazendo um processo de acolhimento e tendo a oportunidade de ouvir a população em situação de rua em toda a cidade. Aqui na Praça do Ferreira não será diferente. A vice-prefeita Gabriella fez um trabalho de busca ativa e ouviu a história dessas pessoas, para fazer o melhor encaminhamento possível, seja via aluguel social, seja em abrigos ou em clínicas terapêuticas. Nosso objetivo é levar dignidade a essas pessoas e não registramos nenhum problema durante o processo”, afirmou Evandro


Comments


bottom of page