top of page

Léo Suricate assume vaga como deputado

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

Ele assume o mandato por 90 dias, durante o período de licença do deputado Renato Roseno (PSOL).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (12), Léo Souza, mais conhecido como Léo Suricate, tomou posse como deputado estadual pelo PSOL na Assembleia Legislativa do Ceará. Ele assume o mandato por 90 dias, durante o período de licença do deputado Renato Roseno (PSOL). Artista, criador de conteúdo e ativista das culturas periféricas, Léo é amplamente reconhecido por seu trabalho à frente da página Suricate Seboso, que mantém junto ao irmão, Dudu, e por sua atuação nas periferias de Fortaleza desde 2009.


“Eu não tenho palavras para explicar a emoção e o sentimento de tomar posse hoje como deputado para defender pautas importantes, como a de moradia. Eu sobrevivi na periferia e quem vem da periferia, como eu, sabe que quem tem uma tatuagem no corpo, quem tem a cor mais escura, sabe que a vida é diferente para nós, o Estado não foi pronto para nós”, destacou o parlamentar durante seu pronunciamento. 


A cerimônia contou com a presença do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e dos parlamentares Guilherme Bismarck (PSB), Guilherme Landim (PSB), Sérgio Aguiar (PSB), Agenor Neto (MDB), De Assis Diniz (PT), Sargento Reginauro (União), Larissa Gaspar (PT), Missias Dias (PT), Antônio Henrique (PDT), Sargento Reginauro (União), David Vasconcelos (PL) e Acrísio Sena (PT). 


Também estiveram presentes na Alece para parabenizar Léo Suricate a secretária da Cultura do Estado, Luisa Cela; a secretária de Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa; os vereadores do PSOL, Adriana Gerônimo e Gabriel Aguiar; o cofundador da CUFA (Central Única das Favelas), Preto Zezé; além de representantes de diversos movimentos sociais, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), e o coletivo Fogo no Pavio.


Utilizando o humor e a linguagem popular como ferramentas de engajamento, Léo tem ampliado o alcance de pautas sociais e contribuído para a valorização da juventude das periferias. Ele conhece de perto os desafios enfrentados diariamente pela população cearense e assume o mandato com a missão de transformar essa vivência em ação política concreta dentro da Alece. 


Com uma trajetória marcada pela atuação nas áreas da cultura, juventude, comunicação e direitos sociais, Léo pretende, mesmo em um curto período, deixar sua marca no parlamento. “Quero construir junto com quem sempre esteve na resistência”', destaca o novo deputado, reafirmando que seu gabinete está aberto a todas e todos que sonham com um Ceará mais justo, forte e igualitário


Comentários


bottom of page