Funceme divulga novo prognostico de chuvas para março a maio
- dialogoce
- 28 de fev.
- 2 min de leitura
O cenário previsto indica uma probabilidade de 45% para chuvas em torno da média, 30% para precipitações abaixo da média e 25% para chuvas acima da normal climatológica

A Funceme divulgou um novo prognóstico climático de chuvas. Na ocasião, o cenário se refere às probabilidades esperadas para o trimestre de março a maio.
De acordo com o presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, o cenário previsto indica uma probabilidade de 45% para chuvas em torno da média, 30% para precipitações abaixo da média e 25% para chuvas acima da normal climatológica. O prognóstico segue um padrão semelhante ao apresentado em janeiro para o trimestre de fevereiro a abril.
“Em termos gerais, para o estado, fevereiro ficou com chuvas em torno da média. E para os próximos três meses, lembrando que é um novo prognóstico, nós não estamos alterando o prognóstico que foi emitido em janeiro, em janeiro o prognóstico era para fevereiro, março e abril, e esse prognóstico agora, emitido em fevereiro, é para os meses de março, abril e maio. Nós temos a probabilidade de 30% de chuvas abaixo da média, 45% de chuvas em torno da média e 25% de chuvas acima da média. Esse é o cenário apontado para esse novo período, com um gradiente ainda observado norte-sul, norte com chuvas em torno da normalidade e centro-sul com chuvas abaixo da normalidade”. Afirma o presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins.
Para os próximos meses, o padrão de distribuição das chuvas no território cearense deve se manter, com maiores volumes na porção norte e condições menos favoráveis para o centro-sul do estado.
Clima
O principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas na região, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua sendo o fator determinante para as precipitações.
Entre os fatores oceanográficos que influenciam o novo prognóstico, a Funceme destaca um Atlântico Equatorial mais aquecido, assim como o Atlântico Norte Tropical ainda mais quente do que o Atlântico Sul, o que pode impactar a distribuição das chuvas. A Funceme observa ainda que o oceano Pacífico apresenta uma La Niña de intensidade leve e centralizada no Pacífico Equatorial, com indícios de aquecimento na região mais próxima ao continente.
Tempo
É importante destacar que a Funceme reforça a importância do acompanhamento contínuo das condições de tempo, que auxiliam nas decisões de curto prazo.
As previsões são realizadas diariamente, pela manhã e tarde e indicam as condições esperadas para três dias.
Comentarios