Espaço Evoluir é criado na Câmara Municipal de Fortaleza
- dialogoce
- há 2 dias
- 2 min de leitura
A proposta representa um marco para o Legislativo da Capital e celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei Complementar, que cria o Espaço Evoluir na Casa do Povo, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down. A proposta representa um marco para o Legislativo da Capital e celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.
O presidente da Câmara, Leo Couto (PSB), destacou o papel do Poder Legislativo na garantia de direitos e na promoção de oportunidades. “Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, porém mais do que uma data no calendário, é um momento para reforçarmos nosso compromisso no combate a estigmas e preconceitos relacionados ao TEA. Quando assumimos o compromisso da inclusão, abraçamos publicamente todas as pessoas com deficiência, seja física, intelectual, mental ou sensorial, e também assumimos responsabilidade com seus familiares”, afirmou.
A criação do Espaço Evoluir, como destacou Leo Couto, reflete o compromisso dos parlamentares com a causa e dialoga com a experiência de vida de muitos vereadores. “Não basta apenas frisar e relembrar esses compromissos: precisamos ser exemplos. Exemplos no enfrentamento a falas e atitudes discriminatórias, no combate ao capacitismo, e na promoção da inclusão e de oportunidades”, ressaltou.
O Espaço Evoluir oferecerá assistência especializada, com atendimento multidisciplinar realizado por psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, neurologistas, assistentes sociais, entre outros profissionais. O núcleo atenderá servidores da Câmara e a comunidade do entorno.
Além disso, o PLC 18/2025 também prevê a reestruturação da Unidade de Saúde do Legislativo, ampliando os serviços oferecidos aos servidores e incluindo novas especialidades, além de atender a população vizinha. A unidade passará a se chamar Coordenadoria de Saúde do Servidor e funcionará no modelo de policlínica, contando inicialmente com clínico geral, cardiologista, endocrinologista, ortopedista, psiquiatra e pediatra.
A Coordenadoria de Saúde atuará com dois eixos: Unidade Clínica e Espaço Evoluir.
Unidade Clínica:
– Núcleo de Clínica Médica;
– Núcleo de Atenção à Saúde Mental.
Espaço Evoluir:
– Núcleo de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista;
– Núcleo de Atendimento em Síndrome de Down
Comments