top of page

Ceará tem segunda alta consecutiva de inadimplentes

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Segundo o Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, houve um crescimento de 5,4% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês de 2024.

Foto: Imagem da Internet
Foto: Imagem da Internet

Após um início de ano com oscilações, o Ceará registrou a segunda alta consecutiva no número de inadimplentes. Segundo o Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, houve um crescimento de 5,4% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês de 2024. Apesar da elevação, ela se mantém abaixo da média nacional, que avançou 6,28% no mesmo período. Os dados são do Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas, divulgados pelo SPC Brasil e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE).


Um dado que chama atenção e pode representar um ponto de alívio é que 32,1% dos negativados no estado têm dívidas de até R$ 500. Isso significa que, para quase um terço dos inadimplentes, uma renegociação ou pequenos ajustes no orçamento poderiam representar um caminho para a regularização da situação financeira.


Segundo o presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, embora a inadimplência ainda se faça presente em patamar preocupante, com incremento no número de negativados, é lícito antever que o fortalecimento do crédito e a elevação da renda tendem a mitigar tais fragilidades ao longo do semestre vindouro.


“Políticas públicas de renegociação, feirões de crédito e programas de educação financeira podem ser instrumentos eficazes para auxiliar uma parte expressiva da população a sair da lista de inadimplentes, retomando o consumo e reequilibrando o orçamento familiar.”, comenta Freitas Cordeiro, presidente da FCDL-CE.


Por outro lado, os desafios seguem significativos. O valor médio das dívidas chegou a R$ 4.370 em maio, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior, refletindo o impacto da inflação sobre o endividamento. Além disso, o número total de dívidas (relações CPF-CNPJ em atraso) cresceu ainda mais do que o de devedores, com alta de 9,7%. Ou seja, muitos consumidores continuam acumulando novas pendências mesmo já estando inadimplentes.


O setor bancário concentra a maioria das dívidas (60,5%), o que pode indicar dificuldades com empréstimos, cartões de crédito e financiamentos. Outro destaque preocupante é a presença do setor de água e luz como credor de 17,1% das dívidas — um percentual alto, considerando que se trata de serviços básicos.


Outro dado que aponta para a persistência da inadimplência é o índice de reincidência: 85% dos consumidores negativados em maio já estiveram nessa situação ao menos uma vez nos últimos 12 meses. Ainda assim, a predominância de dívidas de menor valor pode representar uma oportunidade. 


Já conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril de 2025, as vendas do comércio varejista recuaram no Ceará. O recuo foi de 1,5% na comparação com o mês imediatamente anterior. Já as vendas do varejo ampliado registraram alta de 1,5%, destoando da média nacional, que registrou queda nas vendas dessa segmentação do comércio.

Mesmo com o recuo das vendas do comércio varejista na comparação mensal, as vendas desse segmento avançaram no acumulado do ano. A alta foi de 3,6%. No varejo ampliado, o crescimento das vendas foi de 6,1% nessa mesma base de comparação. O acumulado do ano compara o período de janeiro a abril de 2025 com o mesmo período do ano anterior. Os números mostram, em suma, que em um horizonte maior de análise, as vendas seguem crescendo no estado.


Sobre o Radar do Varejo

O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme explica Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade. Para conferir esta edição, é só acessar o site: fcdlce.org.br 

Comments


bottom of page