top of page

Calor no Ceará deve chegar a 3 °C acima da média histórica até sábado, afirma Funceme

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 2 de jan.
  • 2 min de leitura

O monitoramento climático indica que algumas áreas do estado entram em condição de onda de calor, quando os índices superam o padrão esperado para a época.

Foto: Imagem da Internet
Foto: Imagem da Internet

Os primeiros dias de 2026 devem ser de temperaturas elevadas em Fortaleza e em várias regiões do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os termômetros podem registrar valores até 3 °C acima da média histórica pelo menos até o dia 3 de janeiro.


O monitoramento climático indica que algumas áreas do estado entram em condição de onda de calor, quando os índices superam o padrão esperado para a época. Nessas localidades, as máximas podem ultrapassar os 39 °C. Entre os municípios mais afetados estão Mucambo, Pacujá e Graça, na microrregião de Sobral, além de Jati e Penaforte, no Cariri.


Na capital cearense e na Região Metropolitana de Fortaleza, a previsão aponta temperaturas entre 34 °C e 36 °C. Segundo critérios do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esses valores caracterizam calor intenso.


A Funceme explica que o cenário de altas temperaturas está associado principalmente à pouca ocorrência de chuvas e aos baixos índices de umidade do ar. Nesta quinta-feira (1º), o Inmet emitiu um alerta amarelo para a umidade relativa do ar no estado, indicando uma situação que pode evoluir para risco. Os níveis podem variar entre 20% e 30%.


O município de Acopiara aparece entre os locais sob alerta, junto a cidades de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.


Diante das condições climáticas, o Inmet recomenda alguns cuidados básicos à população:


manter a ingestão frequente de água;


evitar esforços físicos nos períodos mais secos do dia;


reduzir a exposição direta ao sol nos horários de maior calor.


As autoridades reforçam a importância de atenção redobrada, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde, enquanto o calor intenso persistir no estado.


Comentários


bottom of page