top of page

Ações educativas são realizadas em Caucaia para prevenir arbovirose durante a quadra chuvosa

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 16 de jan.
  • 2 min de leitura

A iniciativa inclui distribuição de materiais informativos e palestras que alertam sobre a prevenção das arboviroses e os sintomas das doenças.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o início da quadra chuvosa no Ceará, a cidade de Caucaia está promovendo série de ações educativas para prevenir arboviroses no município. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, e tem levado informações à população em locais estratégicos da cidade, com o objetivo de esclarecer sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika, as chamadas arboviroses.


Desde a última semana, equipes de mobilização da Vigilância em Saúde têm realizado ações em unidades de saúde com grande fluxo de pessoas, como o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (HMAGR), no Parque Soledade; o Hospital e Maternidade Santa Terezinha (HMST), no Marechal Rondon; o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Regional, no Centro; e a Policlínica Regional Dr José Correia Sales, no Parque Soledade. A Secretaria da Saúde também tem visitado comunidades, por meio de solicitações que chegam por ofícios.


A iniciativa inclui distribuição de materiais informativos e palestras que alertam sobre a prevenção das arboviroses e os sintomas das doenças. As palestras também levam esclarecimentos sobre como identificar sintomas e sinais de alerta para agir rapidamente e buscar uma unidade de saúde.


O coordenador da Vigilância em Saúde de Caucaia, Francisco Dourado, destacou a importância dessa mobilização para que as pessoas adotem medidas preventivas em suas residências. "Estamos trabalhando intensamente para informar a população sobre os riscos das arboviroses, especialmente nesse período chuvoso. A prevenção é fundamental e queremos que todos saibam como se proteger e proteger suas famílias", afirmou Dourado.


De acordo com ele, as ações educativas têm o objetivo de estimular o engajamento ativo da comunidade na luta contra o mosquito transmissor das doenças. Essa parceria é fundamental para reduzir os índices de infecção e promover um ambiente mais seguro para todos os moradores de Caucaia.


Dicas:

  • Evite água parada!

  • Mantenha bem tampados tonéis, barris de água e caixas d'água;

  • Guarde pneus em locais cobertos;

  • Remova galhos e folhas de calhas;

  • Não deixe água acumulada sobre a laje;

  • Encha os pratinhos de vasos com areia até a borda;

  • Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.

Comments


bottom of page