Associação Beneficente realiza ações em bairro de Fortaleza
- dialogoce
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
A iniciativa é conjunta entre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), e o grupo Emaús Amor e Justiça, por meio do projeto Dignidade para a Infância, que conta com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental.

A comunidade da Lagoa do Urubu, localizada no bairro Floresta, em Fortaleza, recebe nesta semana uma série de ações sociais para melhoria das condições de vida de dezenas de famílias que vivem na ocupação instalada no local. A iniciativa é conjunta entre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN), e o grupo Emaús Amor e Justiça, por meio do projeto Dignidade para a Infância, que conta com o apoio do Programa Petrobras Socioambiental.
As atividades seguem até quinta-feira (26), levando água potável para a comunidade, realizando a limpeza do entorno e inaugurando um parquinho infantil para as crianças. A proposta é garantir melhores condições de vida, segurança e espaços de lazer para as famílias, especialmente para as crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com Manoel Torquato, coordenador de projetos da OPN, a articulação com o grupo Emaús foi possível graças à credibilidade que a instituição já possui junto à comunidade, construída pelo trabalho constante e direto dentro do território. “Nossa presença na Lagoa do Urubu é contínua. Isso nos permite entender as necessidades reais das famílias e mobilizar parceiros como a Petrobras e trabalharmos conjuntamente com o grupo Emaús para promover ações efetivas, que gerem impacto e dignidade”, destacou.
Erivânia Queiroz, fundadora do grupo Emaús Amor e Justiça, também reforça a importância da mobilização coletiva para enfrentar as desigualdades sociais. “Estar junto das comunidades, escutando, acolhendo e atuando, é a essência do nosso trabalho. A parceria com O Pequeno Nazareno e o apoio da Petrobras mostram que é possível transformar realidades quando somamos forças e colocamos as pessoas no centro das ações”, afirmou.
O grupo Emaús Amor e Justiça, parceiro na iniciativa, é uma organização internacional que atua na promoção da solidariedade, justiça social e inclusão de pessoas em situação de extrema pobreza. Formado por voluntários, o movimento realiza ações de fortalecimento comunitário, pautado na luta por direitos e igualdade.
As ações na comunidade acontecem paralelamente ao Encontro Internacional do Movimento Emaús intitulado XI Campo de Trabalho, realizado de 22 a 29 de junho no Marina Park Hotel, em Fortaleza. O evento reúne representantes de diversos países para discutir justiça social, meio ambiente, combate à pobreza e fortalecimento das organizações de base, como forma de enfrentar as desigualdades e promover a inclusão.
A atuação conjunta de O Pequeno Nazareno, Emaús com apoio da Petrobras na Lagoa do Urubu reforça a importância de alianças sólidas e do trabalho de base. A expectativa é que as intervenções tragam impactos diretos e duradouros, fortalecendo a cidadania, os direitos e a dignidade das famílias atendidas.
Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno
Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e incidindo na elaboração de políticas públicas para a transformação da sociedade.
Comments