top of page

Aeroportos de Jericoacoara e Canoa Quebrada serão administrados por empresa privada

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

O argumento para a contratação emergencial foi a rescisão “amigável" do antigo contrato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no início do mês.

Foto: Gessivando Costa
Foto: Gessivando Costa

Dois dos aeroportos regionais mais utilizados para o turismo estão sob nova gestão privada. Os aeroportos de Jericoacoara, no município de Cruz, e de Canoa Quebrada, em Aracati, serão administrados por uma nova empresa, dispensada do processo de licitação, pelo prazo de um ano.


O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado. O argumento para a contratação emergencial foi a rescisão “amigável" do antigo contrato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no início do mês.


O destino turístico de Jericoacoara é famoso pelas dunas e lagoas, e fica a 270 Km da capital. Mais de 300 mil turistas passam pelo terminal por ano, segundo balanço divulgado recentemente.


Já o segundo aeroporto, em Aracati, fica a 170 km de Fortaleza. O destino turístico é conhecido pelo cultivo de camarão e pelas belas praias - a mais famosa é Canoa Quebrada. A movimentação no pequeno aeroporto tem sido irregular nos últimos anos, variando de 800 a 5 mil passageiros por ano.


A Superintendência de Obras Públicas contratou a empresa Dix Empreendimentos para "operação, administração, manutenção e conservação" dos dois aeroportos por mais de R$ 12 milhões.


A empresa dispensada de licitação já administra dezenas de aeroportos regionais, como os de São José do Rio Preto (SP), Fernando de Noronha (PE) e das capitais Belém e Macapá.


Outros oito aeroportos regionais cearenses estão em situação semelhante, também em processo de dispensa de licitação, pois eram administrados pela Infraero.


Comments


bottom of page