top of page

XV Bienal Internacional de Dança abre inscrições para bailarinas contemporâneas

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

As inscrições para as audições devem ser feitas até o dia 19 de maio, via formulário, que pode ser acessado no perfil da Bienal de Dança no Instagram: @bienaldedanca

Foto: Patrick Garçon
Foto: Patrick Garçon

A XV Bienal Internacional de Dança do Ceará abriu a convocatória para audições de bailarinas. Serão selecionadas sete artistas mulheres, com sólida experiência em dança contemporânea e alta resistência física para a remontagem do espetáculo “Saison Sèche” (Estação Seca), da renomada coreógrafa francesa Phia Ménard. 


As inscrições para as audições devem ser feitas até o dia 19 de maio, via formulário, que pode ser acessado no perfil da Bienal de Dança no Instagram: @bienaldedanca. As audições vão acontecer nos dias 22, 23 e 24 de maio, das 14h às 19h, na Sala de Dança Willemara Barros, na Escola Porto Iracema das Artes. 


Criada em 2018, “Saison Sèche” é uma obra feminista profundamente física e intensa, que exige energia e presença visceral no palco. A remontagem acontecerá entre os dias 15 de setembro e 29 de outubro, período em que as artistas selecionadas devem ter disponibilidade de 6 horas de trabalho diário. A estreia será na Bienal de Dança no dia 30 de outubro, no Theatro José de Alencar. 


A Bienal pagará pelos ensaios e apresentações conforme acordos sindicais em vigor. As selecionadas também deverão ter disponibilidade para turnês nacionais e em países da América Latina. Outras informações podem ser obtidas por meio de contato via e-mail com a produção da Bienal de Dança: contato@bienaldedanca.com.


Bienal De Dança

Lançada há 28 anos, em outubro de 1997, a Bienal Internacional de Dança do Ceará tem um histórico de ações anuais nos campos da difusão, da criação e da formação. Desde a sua criação até 2025, a Bienal soma 15 edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará (dos anos ímpares), oito edições da Bienal De Par Em Par, uma especial Conexão Cabo Verde e três da Bienal Criança, totalizando 27 edições.


A XV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontece este ano, é comemorativa e reafirma o seu caráter global e multicultural aportando em cidades de três continentes, África, Europa e América do Sul, entre 03 de maio e 1º de novembro. Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, esta edição começou no dia 03 de maio com a Estação Cabo Verde, que se estende até o dia 10 deste mês, segue com a Estação Portugal, de 11 a 14 de maio e, no segundo semestre, acontece a Estação França, entre 19 e 27 de setembro, e a Estação Brasil, com abertura em 24 de outubro, mês tradicional de sua realização, e encerramento no dia 1º de novembro. 


Nesta edição, a Bienal realiza um projeto inovador que transcende fronteiras, o “Conexões Artísticas Internacionais - CAIS”. Este projeto faz parte da Temporada Cruzada França-Brasil e simboliza um marco na cooperação cultural entre os dois países, inspirado no conceito de cooperação triangular promovido pela ONU. Entre as ações há trocas artísticas e remontagens, exposições, eventos musicais, difusão internacional de obras coreográficas e shows musicais, parcerias e envolvimento de festivais.


O CAIS inclui a remontagem e apresentação de duas obras de grande sucesso de público e crítica. Uma delas é “Saison Sèche”, de Phia Ménard, adaptada para sete bailarinas brasileiras. A outra é “Nosso Baile!”, do goiano Henrique Rodovalho, um dos mais reverenciados coreógrafos brasileiros. Esta obra, cujo processo de montagem acontecerá em julho em Fortaleza, contará com elenco de 14 bailarinos brasileiros e estreia em setembro de 2025, no Chaillot Théâtre national de la Danse, um dos principais palcos da dança na França e parceiro da Bienal nesta ação.


Serviço

Convocatória para audições da remontagem de “Saison Sèche”, de Phia Ménard – Formulário de inscrição disponível até o dia 19 de maio no perfil da Bienal de Dança no Instagram: @bienaldedanca. Informações: contato@bienaldedanca.com

Comments


bottom of page