top of page

UFC cria Agência de Inovação

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 17 de mar.
  • 3 min de leitura

O objetivo é que o setor funcione como unidade de referência, como “porta de entrada” tanto para pesquisadores e criadores da UFC, quanto para atores externos que desejam fazer parcerias para a inovação com a Universidade, como empresas, poder público e outras instituições da sociedade civil. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Ceará (UFC) criou a comissão da Agência de Inovação da UFC (UFC Inova), unidade que será dedicada a transformar o conhecimento acadêmico em soluções inovadoras para a sociedade, além de fomentar o empreendedorismo e a geração de negócios de impacto.


A Agência trabalhará em torno de alguns eixos principais: 1) proteção dos ativos intelectuais da UFC, ou seja, das tecnologias desenvolvidas na Instituição; 2) parcerias e transferência de tecnologias; 3) agilidade nos processos de inovação, com segurança jurídica; e 4) empreendedorismo inovador.


O objetivo é que o setor funcione como unidade de referência, como “porta de entrada” tanto para pesquisadores e criadores da UFC, quanto para atores externos que desejam fazer parcerias para a inovação com a Universidade, como empresas, poder público e outras instituições da sociedade civil. 


A UFC já conta com mais de 500 ativos de propriedade intelectual protegidos, sendo que dois deles chegaram ao mercado: o capacete de respiração assistida Elmo e o molho à base de acerola Natchup. Neste momento, um terceiro produto está com chamada aberta para empresas interessadas: a pele da tilápia liofilizada para uso como curativo em humanos e animais. 


Há, ainda, 26 startups incubadas no Parque Tecnológico da UFC (PARTEC), envolvendo 86 colaboradores, e aproximadamente R$ 500 mil em investimentos públicos e privados nesses negócios.


A meta, com a Agência UFC Inova, é fomentar e acelerar esses processos e os resultados de inovação e empreendedorismo. Com a iniciativa, a UFC se junta a outras universidades brasileiras que já possuem agências de inovação, como as federais do Paraná (UFPR) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e a estadual de Campinas (UNICAMP).


As ações de inovação e empreendedorismo na UFC encontravam-se pulverizadas entre diferentes setores e pró-reitorias. Isso se refletia na descentralização de tomadas de decisão e acabava gerando dificuldades de governança.


O próprio nome “UFC Inova” era dado a uma coordenadoria específica, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que era responsável por gerenciar a política de inovação da UFC.


Em setembro de 2024, a gestão de inovação na UFC foi assumida pela PROINTER, que passou a se chamar Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais. É a PROINTER, por sua vez, que abrigará a nova Agência de Inovação (UFC Inova), que reunirá, em uma única estrutura, equipes antes descentralizadas, otimizando fluxos, melhorando a eficiência do trabalho e reduzindo entraves burocráticos.


“A Agência vai congregar, num espaço físico único, o atendimento às necessidades de empresas que buscam soluções tecnológicas na UFC, dos pesquisadores que procuram orientação e dos alunos que, durante sua formação, também geram inovação através do empreendedorismo”, explicou a pró-reitora da PROINTER e vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo.


Conforme acrescenta o pró-reitor-adjunto da PROINTER, professor José de Paula Barros Neto, o lema da Agência é “Celeridade com segurança”, uma vez que o objetivo é agilizar as atividades de inovação e empreendedorismo com a segurança jurídica que elas exigem.


Os trabalhos da Agência UFC Inova estão sendo coordenados pela comissão criada pelo reitor nesta semana. A oficialização da nova estrutura administrativa se dará, em breve, com a aprovação da nova Política de Inovação da UFC pelo Conselho Universitário (CONSUNI). De acordo com a minuta que será apreciada pelo colegiado, a Agência deverá ser composta pelas seguintes subunidades: 


Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT);  

Assessoria Jurídica da PROINTER;

Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPITT);

Parque Tecnológico (PARTEC);

Coordenadoria de Projetos e Parcerias (COPP);

Coordenadoria de Empreendedorismo (COEMP);

Coordenadoria de Integração e Articulação (CORI).


Embora a Agência esteja em fase de implementação, na prática, esses setores já estão operando de maneira coordenada, no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici. “Até fisicamente, já estamos fazendo a estruturação de nosso espaço. Aproximando os ‘elos’ da inovação e do empreendedorismo. Só de termos trazido todas as coordenadorias para trabalhar juntas, já facilitou o processo e já estamos vendo resultados”, relatou o professor Barros Neto.


Uma vez plenamente instalada, a Agência UFC Inova também funcionará no Condomínio. A expectativa é que o projeto da Agência seja lançado, oficialmente, no próximo dia 14 de abril, em evento cujos detalhes serão divulgados em breve.


Comments


bottom of page