top of page

Protocolo Eras é realizado em hospital do Ceará

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 21 de ago.
  • 1 min de leitura

A aplicação do protocolo internacional ERAS (Enhanced Recovery After Surgery - Recuperação Aprimorada Após Cirurgia) reduziu de 7 para apenas 3 dias o tempo médio de internação no pós-operatório, além de diminuir riscos de complicações e tornar o tratamento mais humanizado.

Foto: Letícia Amaral
Foto: Letícia Amaral

Uma experiência inédita em Fortaleza está mudando o cenário das cirurgias cardiovasculares no Ceará. A aplicação do protocolo internacional ERAS (Enhanced Recovery After Surgery - Recuperação Aprimorada Após Cirurgia) reduziu de 7 para apenas 3 dias o tempo médio de internação no pós-operatório, além de diminuir riscos de complicações e tornar o tratamento mais humanizado.


A iniciativa é conduzida por uma equipe multidisciplinar liderada pelo cirurgião cardiovascular Juan Mejia, do Hospital de Messejana de Fortaleza. O protocolo ERAS reúne medidas baseadas em evidências científicas, como educação do paciente, manejo otimizado da dor, mobilização precoce e alimentação adequada, promovendo recuperação mais rápida e segura.


“Nosso projeto piloto mostra que 90% dos pacientes de cirurgia cardíaca já saem da sala de cirurgia extubados, respirando espontaneamente. Com apenas 8 horas de UTI já sentam na cama, e em 24 horas já caminham”, destaca o dr. Mejia. Segundo ele, além dos ganhos clínicos, a metodologia pode reduzir em até 30% os custos hospitalares. O protocolo, já em prática na rede privada, começa também a ser implementado no Programa de Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana.

Comentários


bottom of page