Programação e Operação de Segurança do São João de Fortaleza é divulgada
- dialogoce
- há 10 horas
- 4 min de leitura
O evento marca a culminância do ciclo junino do município, celebrando o sucesso das ações culturais realizadas em todas as regionais da cidade ao longo dos últimos dois meses.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), divulga a programação e o plano operacional do encerramento do São João de Fortaleza 2025, que acontecerá nesta sexta e sábado (18 e 19), a partir das 18h30, no Polo de Lazer do José Walter (Av. E). O evento marca a culminância do ciclo junino do município, celebrando o sucesso das ações culturais realizadas em todas as regionais da cidade ao longo dos últimos dois meses.
O Festival Municipal de Quadrilhas Juninas marca o encerramento do São João de Fortaleza, reunindo as 12 quadrilhas melhor pontuadas entre as 35 que participaram da etapa classificatória, realizada em 24 festivais distribuídos pelos bairros. O evento iniciará a partir das 18h30, com acesso gratuito ao público e estrutura especialmente preparada para receber fortalezenses e visitantes da capital.
No dia 18 de julho, a quadrilha infantil Cai Cai Balão será responsável por abrir a programação, às 19h. Já no dia 19, a abertura ficará por conta da quadrilha infantil Meu Dengo, no mesmo horário. Confira a ordem de apresentação das quadrilhas nos dois dias de festa:
Dia 18/07 (sexta-feira)
19h - Cai Cai Balão (infantil)
20h - Quadrilha Junina Viva São João
21h - Quadrilha Junina Buscapé
22h - Quadrilha Junina Zé Moringa
23h - Quadrilha Junina Zé Testinha
00h - Quadrilha Junina Babaçu
01h - Quadrilha Junina Encanta Ceará
Dia 19/07 (sábado)
19h - Meu Dengo (infantil)
20h - Quadrilha Junina Filhos do Sertão
21h - Quadrilha Junina Brilho do Sertão
22h - Quadrilha Junina Pé Quente
23h - Quadrilha Junina Cangaço Nordestino
00h - Quadrilha Junina Paixão Nordestina
01h - Quadrilha Junina Ceará Junino
02h - Trio Maria Flor
2h30 - Premiação
Plano Operacional
Com foco no bem-estar e na organização dos espectadores, o evento contará com a atuação integrada de diversos órgãos municipais nas áreas de segurança, saúde, trânsito, ordenamento, limpeza e fiscalização.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementará uma operação especial de tráfego, contando com 36 agentes por dia. O controle do trânsito começará às 13h, com os bloqueios da Avenida E com as avenidas J e I, além do bloqueio das aberturas do canteiro central com as ruas 49, 91 e 95. O acesso de moradores com vagas de garagem será garantido.
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) estará presente com 40 servidores para atuar na área de segurança dos acessos e do entorno do Festival e no apoio aos demais órgãos. Na operação serão utilizados equipamentos de radiocomunicação, câmeras de videomonitoramento, manuseadas por videoperadores da Central de Comando e Controle de Fortaleza (CCCFor) da Secretaria da Segurança Cidadã e pelos agentes em campo. Também integram a operação de segurança 92 policiais militares e oito bombeiros civis.
O local também contará com Posto Médico Avançado (PMA), com 13 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A Secretaria Regional 8 e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) atuaram no credenciamento de 12 permissionários para a área de alimentação, além dos ambulantes que estarão posicionados nas proximidades do evento. A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará no ordenamento urbano com uma equipe de 67 agentes, entre fiscais e auxiliares.
Antes e após os festejos, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) garante os serviços de limpeza e zeladoria do espaço, contando com equipe de 13 profissionais e maquinário, além de realizar a manutenção da iluminação pública no entorno.
Com apoio da Verdear Eventos, o evento contará com uma Central Sustentável, onde o público poderá acompanhar ao vivo a triagem e o armazenamento dos resíduos gerados. Em parceria com a Rede Estadual de Catadores do Ceará, haverá coleta seletiva com coletores ecológicos sinalizados e uma equipe de educação ambiental para orientar o público.
Os catadores receberão pelo serviço e terão os resíduos como renda extra. Os orgânicos serão enviados para compostagem, com o composto doado às hortas do Lar Torres de Melo e ICC. Bitucas de cigarro serão recicladas em artesanato beneficente, e lona e tecido reaproveitados por meio de upcycle, gerando renda para mulheres em vulnerabilidade.
São João de Fortaleza 2025
Em 2025, o São João de Fortaleza foi anunciado com a boa notícia de assinatura do decreto de reconhecimento da manifestação da quadrilha junina como Patrimônio Imaterial do Município. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 21 de maio, o registro fez de Fortaleza a pioneira do feito no Brasil.
Seguindo a diretriz de descentralização das políticas culturais em Fortaleza, pela primeira vez, a abertura oficial do São João de Fortaleza aconteceu no bairro José Walter, em reconhecimento à sua tradição na valorização da cultura junina na capital, escolha que guarda estreita relação com a grande homenageada. A edição deste ano lançou luz sobre a história de Cumade Chica, moradora do José Walter que criou, na década de 70, o "Arraiá da Cumade Chica", um dos mais expressivos festivais de quadrilha junina da cidade, com 47 anos, até o falecimento da sua realizadora, em 2018. No mesmo ano, após o falecimento da Cumade Chica, o evento foi integrado ao calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, pela LEI N.º 16.623.
Com o tema “É Arraiá por toda a Cidade”, o São João seguiu com a valorização das manifestações populares nos territórios e 24 festivais e apresentações de 50 quadrilhas juninas (35 adultas e 15 infantis) aconteceram em diferentes bairros da cidade, chegando às 12 Regionais, entre 13 de junho e 13 de julho.
Serviço:
Programação e plano operacional do encerramento do São João de Fortaleza 2025 no José Walter
Data: 18 e 19 de julho de 2025 (sexta e sábado)
Hora: 18h30
Local: Av. E - Polo de Lazer do Conjunto José Walter
Acesso gratuito e livre
Comentários