Programa Integra UECE é lançado para estudantes da rede municipal de ensino de Fortaleza
- dialogoce
- há 1 dia
- 3 min de leitura
O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento.

Foi lançado em Fortaleza o programa Integração Uece, que visa atender 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento ocorreu no auditório central da Uece, no bairro Itaperi.
"Essa parceria com uma instituição de ensino superior do nível de qualidade e do tamanho da Uece é importante para que os nossos alunos e alunas possam estar nessa ambiência da universidade, interagindo com esse espaço desde jovens, para quando chegar o momento de fazerem o Enem, eles já possam fazer as suas escolhas da melhor maneira possível, e tendo uma condição bem melhor para alcançarem seus objetivos de futuro", declarou o prefeito Evandro Leitão.
O secretário da Educação de Fortaleza Idilvan Alencar destacou o pioneirismo do projeto. "Nós estamos fazendo história na educação cearense. Pela primeira vez, alunos da escola pública, do Fundamental 2, vem estudar dentro da universidade, e sem ter que passar por uma seleção. São 1.500 alunos das escolas do entorno da Uece, e eles vão ter aulas de português e matemática, vão ter laboratórios de informática e atividades culturais esportivas. É essa escola atrativa que a gente tanto deseja", pontuou o secretário.
O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras instituições de ensino, selecionados por meio de chamada pública.
Segundo o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, além de ampliar o acesso à educação complementar, a iniciativa também é caracterizada pela aplicação de proposta pedagógica inovadora. "Esses meninos e meninas virão para dentro da Universidade para reforçar o aprendizado nas duas matérias que serão comuns para todos eles, que são português e matemática, e aproveitarão a expertise da universidade, a infraestrutura de laboratórios, as estruturas nas áreas de música, de arte, do complexo poliesportivo, para escolher o que querem aprender, fazendo seu próprio percurso de conhecimento. É uma metodologia escolar na qual se aprende brincando, se divertindo, se inteirando com ambientes disponíveis" explicou.
O Integração Uece contemplará estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas de aula, laboratórios de ciências, laboratórios de informática e o parque esportivo da Uece. O programa é pioneiro, pois promove a integração de estudantes do Ensino Fundamental com uma universidade pública.
Estudante do 9° ano na escola Waldemar Barroso, que participará do Projeto Integração, Paula Sousa está entusiasmada para viver a experiência. "Eu acho muito importante essa experiência. No próximo ano já estaremos no ensino médio, e a cabeça com a qual vou entrar no ensino médio não vai ser a mesma de hoje, porque a gente vai aprender novas habilidades, ter novas vivências, com esses cursos. Vai ser incrível", disse a estudante, que sonha cursar medicina na Uece.
Programa Aprender Mais
A nova modalidade se soma ao Programa Aprender Mais, que integra a política de tempo integral da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa foca na ampliação da jornada escolar e no desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento da aprendizagem.
O programa inclui quatro modalidades: Aprender Mais Escola, Integração (Cuca, Instituições, Idiomas e, agora, Uece), Escola Areninha e Pró-Técnico. Todas as modalidades contemplam uma carga horária semanal de 15 horas no contraturno. No total, são atendidos mais de 120 mil alunos.
O Aprender Mais possibilita que os estudantes participem do programa no contraturno escolar, ampliando a carga horária escolar diária de quatro horas para sete horas. Eles realizam atividades diversas dentro da unidade de ensino ou em instituições parceiras, como a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
As atividades são diversificadas, atrativas, dinâmicas e relacionadas com os conteúdos estudados pelos alunos no turno regular, com o uso de metodologias ativas. O objetivo é promover uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e ao Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor).
Unidades contempladas pelo programa
EM Thomaz Pompeu Sobrinho (Itaperi)
EM Waldemar Barroso (Serrinha)
EM Manuel Lima Soares (Parque Dois Irmãos)
EM Professora Maria Stella Cochrane Santiago (Boa Vista)
EM Cláudio Martins (Montese)
EM Projeto Nascente (Itaperi)
Comments