Praias do Ceará são limpas pelo projeto Cleane Up Day
- dialogoce
- 24 de set.
- 3 min de leitura
O movimento cívico, realizado anualmente desde 2018, une milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.

Para marcar o encerramento da quinta edição da Jornada Sustentável, o Beach Park promove neste sábado (20), às 8h, um mutirão de limpeza de praia e fundo do mar, em adesão ao Clean Up Day, mobilização mundial dedicada à conservação de áreas costeiras e marinhas. O movimento cívico, realizado anualmente desde 2018, une milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.
A ação deste sábado reuniu aproximadamente 400 voluntários, incluindo mergulhadores que fizeram a limpeza subaquática na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, além de equipes que percorreram cerca de 5 km de faixa de areia da Praia do Porto das Dunas, no trecho entre o Golf Ville e a APA.
Desde o início do movimento, em 2018, o World Cleanup Day mobilizou mais de 91 milhões de voluntários em 195 países e territórios, conforme informações da organização Let's Do It World. Somente em 2024, 19,1 milhões de pessoas participaram da iniciativa, evidenciando o crescimento contínuo do movimento, que busca enfrentar a crise global do lixo mal gerido por meio de ações coletivas de limpeza e iniciativas de conscientização ambiental.
Iniciada no dia 17 de setembro, a Jornada Sustentável do Beach Park tem como objetivo disseminar boas práticas de responsabilidade socioambiental. Durante a programação, representantes do Comitê de Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza (CBH-RMF) conheceram de perto as principais iniciativas ambientais do Beach Park, com visitas guiadas ao Aqua Park, à Central de Resíduos, ao Pátio de Compostagem, à Estação de Tratamento de Efluentes e ao espaço educativo Mãos à Horta.
Como parte das ações, no dia 19, o Beach Park promoveu a requalificação da horta da Escola Maria Façanha, em Aquiraz, fortalecendo os laços com a comunidade local e incentivando práticas de educação ambiental.
“O Clean Up Day é um momento simbólico e prático em que reafirmamos nosso compromisso com a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Ao reunir colaboradores, visitantes e voluntários nessa mobilização, mostramos que é possível conciliar turismo, lazer e responsabilidade socioambiental, fortalecendo também nossa conexão com a comunidade do entorno”, destaca Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park.
Sobre o Beach Park
Com 40 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado a apenas 20 minutos de Fortaleza, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 250 mil m² e reúne dois parques, o Aqua Park e o novo Parque Arvorar, quatro resorts de alto padrão, o Restaurante de Praia e a charmosa Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público.
O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2025). Já o Arvorar é um novo parque temático do grupo, que combina diversão, educação e conservação ambiental. O local é um convite à aventura e à conexão com a natureza, oferecendo entretenimento para todas as idades.
O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.



Comentários