top of page

Pesquisa revela que o número de jovens desempregados diminuiu entre 2019 e 2024

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

 O número, que no início da série histórica em 2019 era de 4,8 milhões, caiu para 2,4 milhões de jovens sem emprego no quarto trimestre de 2024.

Foto: Imagem da Internet
Foto: Imagem da Internet

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE realizou a primeira edição ESG do evento “Empregabilidade Jovem Brasil”. O encontro apresentou um levantamento inédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que apontou que a taxa de desemprego dos jovens entre 14 e 24 anos diminuiu de 25,2% no quarto trimestre de 2019 para 14,3% no mesmo período de 2024. O número, que no início da série histórica em 2019 era de 4,8 milhões, caiu para 2,4 milhões de jovens sem emprego no quarto trimestre de 2024.


O estudo mostrou ainda que o número de jovens entre 18 e 24 anos que não estudavam e nem trabalhavam foi o menor da série histórica, representado por 5,3 milhões de brasileiros. O quantitativo de estagiários aumentou de 642 mil em 2023 para 877 mil em 2024, alcançando o número de 990 mil no primeiro bimestre de 2025; sendo representado majoritariamente por mulheres (64%). 75% desse contingente estava cursando ou havia concluído curso de nível superior.


O evento chegou ao seu terceiro ano consecutivo, e os dados foram apresentados por intermédio da Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, além do Diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do MTE, João Victor Motta, e contou com a abertura de Rodrigo Dib, superintendente Institucional e de Inovação do CIEE. O encontro trouxe, além da apresentação da pesquisa, uma palestra do BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) sobre investimento social corporativo e seus impactos para as empresas e o segundo setor, além de uma roda de conversa com representantes de grandes organizações como Ambev, Fundação ArcelorMittal e Fundação Sicredi, discutindo estratégias de investimento com foco em impacto social e práticas ESG.


Comments


bottom of page