top of page

Perdão de Assis será realizado neste sábado em Canindé

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 30 de jul.
  • 3 min de leitura

No Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé, essa data marca o início oficial do tempo forte de romarias, que se estenderá até fevereiro de 2026, culminando com o tradicional Dia do Romeiro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O coração do Sertão cearense volta a pulsar mais forte neste dia 2 de agosto, com a celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, conhecida em todo o mundo como o Perdão de Assis. No Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé, essa data marca o início oficial do tempo forte de romarias, que se estenderá até fevereiro de 2026, culminando com o tradicional Dia do Romeiro.


Mais do que uma festividade litúrgica, o Perdão de Assis é uma celebração de espiritualidade profunda, que remonta ao século XIII, quando São Francisco de Assis, em oração na pequena igreja da Porciúncula, próxima à cidade de Assis, na Itália, recebeu uma graça extraordinária diretamente do Senhor.


Foi no verão de 1216, em uma noite silenciosa e cheia de mistério, que São Francisco, imerso em oração na pequena e amada igreja da Porciúncula, viu-se cercado por uma intensa luz e pela presença de Jesus e Maria. Ao ser convidado a fazer um pedido, o santo surpreendeu ao não pensar em si mesmo, mas nos outros. Ele rogou a Deus que concedesse o perdão total dos pecados a todos que visitassem aquela igrejinha, sinceramente arrependidos e confessados.


O Senhor, tocado pela ousadia amorosa de Francisco, concedeu-lhe essa graça. Mas o Poverello sabia que precisava do reconhecimento da Igreja. Por isso, foi até Perugia e, com toda humildade, apresentou o pedido ao Papa Honório III, que não apenas acolheu o desejo do santo, mas instituiu a Indulgência da Porciúncula, também conhecida como o Grande Perdão.


No dia 2 de agosto de 1216, diante de uma multidão reunida à sombra dos carvalhos, Francisco anunciou com alegria:“Irmãos, quero enviar-vos todos ao Paraíso e anuncio uma graça que obtive da boca do Sumo Pontífice.”


Nascia, ali, um dos maiores tesouros espirituais da tradição franciscana: a Indulgência Plenária que pode ser aplicada a si mesmo ou a um ente falecido. Para obtê-la, é necessário:


Confissão sacramental;

Participação plena na Eucaristia;

Profissão de fé (recitação do Credo e do Pai Nosso);

Oração nas intenções do Papa;

Visita a uma igreja paroquial ou franciscana, entre as 12h do dia 1º de agosto e 24h do dia 2 de agosto.

Programação do dia 2 de agosto em Canindé

Em comunhão com esse legado espiritual milenar, o Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé prepara uma rica programação para acolher os milhares de fiéis que visitam a cidade com o coração cheio de fé:


Programação Religiosa:

7h – Ofício da Imaculada Conceição

8h – Louvor Mariano e Franciscano

6h, 9h, 11h, 16h e 18h – Missas no Santuário

Destaque para a Missa das 9h, onde será feito o *lançamento oficial do tema, hino e cartaz da Festa de São Francisco das Chagas 2025

7h30 às 11h / 14h às 17h – Confissões na Casa dos Milagres

10h20 – Coletiva de Imprensa no Setor de Romarias

15h – Terço da Divina Misericórdia

Encerramento Festivo:


19h – Show católico com o cantor Naldo José (Forró em Deus), na Quadra da Gruta

O show será em homenagem aos 17 anos da Campanha dos Benfeitores do Santuário, um tributo à generosidade dos que mantêm viva a missão evangelizadora franciscana.


A Festa do Perdão de Assis em Canindé não é apenas uma comemoração litúrgica, mas um chamado à reconciliação, à misericórdia e à conversão sincera. O Santuário, com suas portas abertas e corações acolhedores, se torna uma verdadeira Porciúncula do Sertão, onde romeiros encontram descanso, graça e renovação da fé.

Comentários


bottom of page