top of page

Orquestra Sinfônica da UFC realiza ópera nesta quarta-feira em Fortaleza

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 10 horas
  • 2 min de leitura

A apresentação ocorre nesta quarta-feira (21) em duas sessões: uma às 18h e outra às 20h.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará leva ao palco principal do Theatro José de Alencar a ópera Bastião e Bastiana, uma versão em português de Bastien und Bastienne, escrita por Wolfgang Amadeus Mozart em 1768. A apresentação ocorre nesta quarta-feira (21) em duas sessões: uma às 18h e outra às 20h.


Trata-se de uma narrativa de encontros, desencontros e reencontros das personagens que dão título à obra. Na versão, a história sai dos campos da Europa medieval e apresenta a narrativa do sertão nordestino contemporâneo, um sertão ainda ermo com seus conflitos humanos entre a vida simples e pura do isolamento urbano e os fascínios da cidade grande.


A ópera traz falas escritas a partir dos modos da poesia nordestina e versões das 15 árias originais de Mozart interpretadas em canto lírico pelos atores-intérpretes acompanhados pela Orquestra Sinfônica da UFC, regida pelo maestro Leandro Serafim, professor do curso de Música da UFC.


O maestro revela que o desejo de realizar uma ópera era antigo e, por isso, procuraram óperas curtas para viabilizar o projeto. Ao se depararem com a Bastien und Bastienne, de Mozart, perceberam que esta poderia ser adequada à apresentação. “Contudo, como faz cerca de 15 anos que uma ópera não é exibida por completo no Ceará (com orquestra, cantores, cenário e figurino), pensamos que seria mais adequado uma experiência que aproximasse o público, assim, traduzir a ópera do alemão para português não bastava, era necessário adaptar a história ao contexto local e isso foi feito de maneira magnífica pelo escritor Alan Mendonça”, destaca.


O elenco é formado pelos atores-intérpretes Daniel Sombra, Gabriel Cintra, Jefferson André e Matheus Marques, e pela atriz-intérprete Juju Weyne, além do maestro e dos 24 instrumentistas da Orquestra Sinfônica da UFC.


A ópera tem duração de 75 minutos, com classificação indicativa livre. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla (https://is.gd/QVY6Qx).


Mais informações disponíveis no perfil da Orquestra Sinfônica da UFC no Instagram: @osufc_fortaleza.


Serviço:

Ópera Bastião e Bastiana

Data: 21 de maio de 2025 (quarta-feira)

Horários: 18h e às 20h

Local: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Comentarios


bottom of page