top of page

Museu da Fotografia divulga programação

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 14 de ago.
  • 2 min de leitura

Toda a programação é gratuita e aberta ao público, com inscrições pela internet.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) preparou uma agenda diversificada para este fim de semana (16 e 17 de agosto), reunindo atividades que vão do universo da moda e do cinema até a celebração de um clássico do rock brasileiro. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, com inscrições pela internet.


A programação começa no sábado (16), às 9h, com o Cine Debate da Academia Cearense de Cinema, que exibirá o longa-metragem A Queda – As Últimas Horas de Hitler (2004). Após a sessão, haverá uma conversa sobre o contexto histórico e a narrativa da produção, que retrata o fim do Terceiro Reich a partir dos relatos de testemunhas. As inscrições são online.


Ainda no sábado, às 13h, acontece a oficina Moda, Fotografia e Cinema: Cartazes como Expressões Visuais da Narrativa Contemporânea. A proposta é explorar o papel dos cartazes cinematográficos como elementos narrativos e simbólicos, por meio de leitura crítica de imagens, prática fotográfica na exposição de Lino Villaventura e orientações sobre composição e edição no Canva. Ao final, cada participante produzirá seu próprio cartaz inspirado nas narrativas da moda. A atividade é gratuita, com vagas limitadas a 30 pessoas e inscrição online.


Às 14h, o MFF promove a palestra A desconfiança das imagens – Do analógico à inteligência artificial, com Mirian Tavares, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente, é Vice-coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Professora Catedrática com Agregação em Media-Arte Digital da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UAlg), além de Diretora do Doutoramento em Média-Arte Digital, lecionado em parceria entre a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta.


Encerrando o sábado, às 15h, o MFF recebe a edição especial do projeto Imagens Sonoras, em comemoração aos 50 anos do álbum Fruto Proibido, de Rita Lee. O encontro contará com mediação de Régis Amora e participação da cantora e artista Makem, discutindo as influências, camadas musicais e simbologias dessa obra que marcou a história do rock brasileiro. As inscrições acontecem pelo link.


Serviço:

Museu da Fotografia Fortaleza – Rua Frederico Borges, 545, Varjota


Programação

16/08 (9h às 12h) – Cine Debate


16/08 (13h às 16h) – Oficina Moda, Fotografia e Cinema


16/08 (14h) – Palestra: A desconfiança das imagens – Do analógico à inteligência artificial

Comentários


bottom of page