MPCE lança jogo que conscientiza os jovens sobre a lei Maria da Penha
- dialogoce
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O jogo foi idealizado pelo promotor de Justiça Cláudio Chaves e visa promover e difundir os direitos e garantias da lei de forma lúdica e interativa para o público da educação básica e de universidades.

Facilitar o entendimento acerca da Lei Maria da Penha por meio de um jogo eletrônico e conscientizar os jovens em relação à violência de gênero, sobretudo contra a mulher. Esses são os principais objetivos do jogo de perguntas e respostas desenvolvido pelo Ministério Público do Ceará, por meio do Laboratório de Inovação (Lino). O jogo foi idealizado pelo promotor de Justiça Cláudio Chaves e visa promover e difundir os direitos e garantias da lei de forma lúdica e interativa para o público da educação básica e de universidades. O game pode ser utilizado durante as apresentações dos promotores de Justiça para os jovens, nas instituições de ensino. A primeira turma já beneficiada com a apresentação foi a de Ensino Médio do Liceu de Banabuiú.
“É perceptível que a população em geral tem dúvidas acerca dos mecanismos da Lei Maria da Penha. O jogo responde de forma simples e didática os principais questionamentos. A ideia é fazer com que os jovens tenham clareza sobre o real significado da lei e sejam multiplicadores dos direitos relacionados à cidadania e à dignidade da pessoa humana”, explica o promotor de Justiça Cláudio Chaves.
Para o coordenador do Lino, promotor de Justiça Hugo Porto, a iniciativa visa atrair os jovens a refletirem e criarem consciência crítica sobre os direitos garantidos pela lei. “É o uso da tecnologia e da inovação a favor dessa relação mais dinâmica, mais interativa, com a participação dos jogadores na sala do gamer, levando a informação de forma lúdica e fazendo com que as pessoas tenham mais atenção, engajamento e interesse pelo conteúdo da lei”, destacou.
Para elaborar o game, o Lino utilizou a plataforma Mentimeter e o conteúdo do projeto de gamificação da Lei Maria da Penha. O jogo busca conscientizar a sociedade acerca da violência doméstica, esclarecer dúvidas comuns, estimular denúncias e promover igualdade de gênero, contribuindo, assim, para maior compreensão, proteção eficaz e prevenção de violência contra a mulher.
Comments