top of page

Ministério da Saúde prorroga a atualização de condição de saúde dos beneficiários do bolsa família

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura

68,92% do público realizou a atualização. Cerca de 548 mil pessoas fazem esse acompanhamento de saúde em Fortaleza.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde (MS) anunciou a prorrogação do prazo para o acompanhamento das famílias inscritas no Programa Bolsa Família do exercício 2024. Agora, os beneficiários terão até 24 de janeiro para comparecer a um dos 134 postos de saúde da capital, para cumprir as exigências das condicionalidades de saúde.


A data final da atualização foi 16 de janeiro de 2024 e, no período, 68,92% do público (equivalente a 373.191 pessoas), realizou a atualização. Cerca de 548 mil pessoas fazem esse acompanhamento de saúde em Fortaleza.


A coordenadora das redes de atenção primária e psicossocial de Fortaleza, Renata Mota, destaca a importância da prorrogação e do cumprimento desse prazo. “É mais uma oportunidade para quem ainda não fez sua atualização de não ter seu benefício bloqueado. Queremos reforçar a importância de os beneficiários do Programa Bolsa Família comparecerem aos nossos postos de saúde até o dia 24 de janeiro para realizar a atualização das condicionalidades de saúde, contamos com a colaboração de todos para alcançar a totalidade do público-alvo, garantindo que os direitos das famílias sejam preservados e a saúde das nossas crianças e mulheres, priorizada”.


Caso o acompanhamento das condicionalidades de saúde não seja realizado no período estipulado, o público poderá ter o benefício bloqueado e, posteriormente, cancelado.


Documentos necessários

Para a regularização é necessário apresentar cartão da condicionalidade, caderneta de vacinação da criança, Número de Identificação Social (NIS) e, caso possua, o cartão da gestante. É possível acessar a caderneta de vacinação por meio do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza.


Requisitos

Devem comparecer aos postos de saúde os usuários do Programa Bolsa Família que tenham na família crianças menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), gestantes e lactantes.


Além de manter a caderneta vacinal da criança atualizada, o acompanhamento de saúde das mulheres em idade fértil e o pré-natal das gestantes são obrigatórios para garantir a manutenção do benefício.


Atendimento

Os postos de saúde da capital funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e possuem equipes disponíveis para o atendimento.


Kommentare


bottom of page