top of page

Mais de 4 mil pessoas tem doenças relacionadas ao trabalho revela um levantamento feito pela Justiça do Trabalho do Ceará

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

A capital cearense registrou 4.781 doenças e agravos relacionados ao trabalho em 2024.

Foto: Imagem da Internet
Foto: Imagem da Internet

A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio da gestão regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), faz um alerta sobre o crescente número de adoecimentos relacionados ao trabalho em Fortaleza. A capital cearense registrou 4.781 doenças e agravos relacionados ao trabalho em 2024. Um aumento de 20% em comparação com 2023, quando foram notificados 3.982 casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).


“O Dia Mundial da Saúde é uma data importante para refletir sobre a importância da saúde em todos os aspectos da vida, inclusive no ambiente de trabalho”, considerou um dos gestores regionais do PTS, juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto. Para o magistrado, a saúde do trabalhador é um tema fundamental, pois influencia diretamente na qualidade de vida, na produtividade e no bem-estar dos indivíduos. “É um direito fundamental e um investimento essencial para o desenvolvimento social e econômico”, ressaltou.


As doenças relacionadas ao trabalho podem ser de natureza física ou mental. Uma série de fatores, desde a exposição a agentes tóxicos até fatores relacionados à organização do trabalho, como divisão de tarefas, relações interpessoais e estrutura hierárquica organizacional, podem influenciar diretamente na saúde do trabalhador.


A lista de doenças e agravos relacionados ao trabalho é composta por acidente de trabalho (AT); acidente de trabalho com exposição a material biológico (AMB), intoxicação exógena relacionada ao trabalho (IERT), dermatose ocupacional (DO), LER/DORT, perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIR-O), pneumoconiose (PNEUMO), câncer relacionado ao trabalho (CART) e transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT).


De acordo com dados do Sinan, as doenças e agravos que mais acometeram os trabalhadores e trabalhadoras fortalezenses, em 2024, foram os acidentes de trabalho, com 2.887 registros no Sistema; os acidentes de trabalho com exposição a material biológico, com 1.611 registros; intoxicação exógena relacionada ao trabalho, com 47 registros; e demais casos computaram 236.


Abril Verde

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas relevantes: o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu esse dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


A Justiça do Trabalho do Ceará, por meio da gestão regional do PTS, participa de várias iniciativas para marcar a campanha nacional Abril Verde. O ápice será a realização de um ato público na Praça do Ferreira, no dia 24 de abril, em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Na ocasião, vai acontecer uma manhã de prestação de serviços com a participação de vários órgãos públicos ligados ao mundo do trabalho.


Comments


bottom of page