top of page

Fundação no Ceará realiza curso de operadores de retroescavadeira com foco na inclusão feminina

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 26 de mai.
  • 2 min de leitura

Com carga horária de 40 horas, o curso busca ampliar a qualificação profissional de trabalhadores(as) e incentivar a inclusão de mulheres no setor da construção pesada, historicamente dominado por homens.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Fundação Ser & Viver realizará um Curso de Formação de Operadores(as) de Retroescavadeira, que acontece até o dia  30 de maio de 2025, na sede da instituição em Itaitinga-CE. A iniciativa conta com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (SINCONPE/CE) e patrocínio da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).


Com carga horária de 40 horas, o curso busca ampliar a qualificação profissional de trabalhadores(as) e incentivar a inclusão de mulheres no setor da construção pesada, historicamente dominado por homens. O conteúdo programático abrange desde aulas teóricas até atividades práticas, com uso de simulador e uma retroescavadeira, além de certificação ao final do curso.


Todos os participantes receberão material didático exclusivo, com apostilas, roteiros de prática e avaliações alinhadas às normas de segurança, além de equipamentos individuais de proteção e exigências do mercado. A formação será ministrada por uma equipe técnica qualificada, oferecendo suporte completo aos alunos(as).


Para o presidente do SINCONPE/CE, Dinalvo Diniz, a ação é um passo importante para fortalecer a inclusão de mão de obra no setor. “Essa é uma ação extremamente positiva e necessária. Ampliar a participação feminina nesse setor, promovendo formação qualificada e gratuita, é uma forma concreta de construir um futuro mais diverso e justo para a construção”, afirma.


O diretor de Tecnologia do SINCONPE/CE, Sebastião Cordeiro, também destaca a importância da iniciativa. “Estamos falando de capacitação de qualidade com foco em segurança, tecnologia e inclusão. A presença feminina em áreas operacionais da construção pesada precisa ser estimulada e esse curso representa um avanço nesse sentido”, ressalta.

Comentários


bottom of page