top of page

Focus Cia de Dança se apresenta nesta sexta-feira e sábado em Fortaleza e Pacajus

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 21 horas
  • 3 min de leitura

Amanhã, na Ponte dos Ingleses, ao ar livre, será apresentada a performance Trupe.  Em Pacajus, sábado, o poético Bichos Dançantes encerra a curta mas potente temporada

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Referência dentro e fora do Brasil, sob a direção artística do premiado coreógrafo Alex Neoral, a Focus Cia de Dança está no Ceará para celebrar com o público 25 anos de trajetória. Amanhã, na Ponte dos Ingleses, ao ar livre, será apresentada a performance Trupe.  Em Pacajus, sábado, o poético Bichos Dançantes encerra a curta mas potente temporada da Circulação Petrobras Focus 25 anos no Ceará, repetindo o sucesso de Recife, recém-visitado pela companhia, antecipando Salvador, que conclui as apresentações desse ano no Nordeste. Cruzar todo o Brasil – mais de 50 mil pessoas já assistiram até agora – é parte da Caravana Petrobras Focus 25 anos. A Petrobras é patrocinadora exclusiva da Focus Cia de Dança.


Para Alex Neoral, celebrar 25 anos é um marco de resistência e renovação. “Chegamos às bodas de prata! São 25 anos de muito trabalho e, por consequência, de contribuição à dança contemporânea. Nada disso teria sentido sem o público. A dança precisa de energia, fôlego e resistência — e é isso que espero manter para continuarmos por mais 25 anos”, celebra.


A diretora e gestora Tati Garcias, ao lado de Alex Neoral desde a fundação da companhia, destaca a importância do investimento constante na qualidade artística e no cuidado com os intérpretes.  “Dancei por muito tempo e me identifico em cada bailarino da companhia. O patrocínio da Petrobras é fundamental para que possamos manter o alto nível artístico, com treinamento físico, fisioterapia e atenção plena à saúde dos artistas”, afirma.


Carlota – Focus Dança Piazzolla estreou em 2023. A coreografia tem como inspiração homenagem às mestras de Neoral sintetizadas na figura da coreógrafa Carlota Portella, que morreu em 2024. Os tangos do portenho Astor Piazzolla conduzem o espetáculo repleto de surpresas para a plateia.


“Chegamos às bodas de prata! São 25 anos de muito trabalho e, por consequência, de contribuição à dança contemporânea. nada disso teria sentido sem o público para contemplar. A  dança precisa de energia, fôlego e resistência. E é isso que espero manter sempre para continuarmos por mais 25 anos”, afirma Alex Neoral.


Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança esteve em mais de 100 cidades brasileiras e países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França e Alemanha. Na galeria de reconhecimentos por sua história está a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira. Em setembro, foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, além de juntamente com o Prêmio Heloneida Studart, da ALERJ.


A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.


A retirada dos ingressos gratuitos é por meio do Sympla, quando realizados em Fortaleza. Nas cidades do Interior, o acesso do público será por ordem de chegada, respeitando a capacidade de cada local.


Serviço

31 out | Fortaleza | Trupe – Direção artística e Coreografia: Alex Neoral

Local: Ponte dos Ingleses | 16h30

Grátis | 35 minutos


01 nov | Pacajus | Bichos Dançantes – Direção artística e Coreografia: Alex Neoral

Local: Praça Renato Pessoa de Aguiar | 19h

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos

Comentários


bottom of page