top of page

Festival de Inhamuns de Artes Cênicas acontece até sábado

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Com programação até o dia 13 de dezembro, o festival reúne mais de 40 apresentações das mais diversas manifestações culturais, distribuídas em três mostras (Mostra Principal, Infanto e Escola), que compõem uma programação plural, gratuita, acessível e voltada para públicos de todas as idades.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O município de Tauá recebe a 16ª edição do Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas. Com programação até o dia 13 de dezembro, o festival reúne mais de 40 apresentações das mais diversas manifestações culturais, distribuídas em três mostras (Mostra Principal, Infanto e Escola), que compõem uma programação plural, gratuita, acessível e voltada para públicos de todas as idades.


Com o espetáculo “Tudo Junto e Misturado”, O Circo Muamba, da Argentina, abre nesta terça-feira (9), a Mostra Escola, que vai realizar apresentações em instituições de ensino até a sexta-feira (12), sempre às 10h. Na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, a dupla argentina Chicória e Baqueta transforma a cena num pequeno laboratório de surpresas: malabarismo, balões, dança, truques, desequilíbrios calculados e muita palhaçaria. 


Na quarta-feira (10), começa a Mostra Infanto, dedicada ao público infantil e juvenil, que segue também até sexta, com espetáculos no Parque da Cidade, na Casa Criativa e no Cineteatro de Tauá. A Cia das Marionetes, fundada pela marionetista e palhaça Rocío Walls, abre a mostra com apresentação de “Contratempo”, no Cineteatro do Parque da Cidade. É uma fábula cênica onde marionetes-relógios, engrenagens e invenções mecânicas constroem um universo retrofuturista. 

 

Até sábado (13), o público vai conferir diversas apresentações artísticas, manifestações culturais, cortejo, reisado, performances contemporâneas, espetáculos de teatro, circo e tradições populares. Toda a  programação pode ser conferida no site oficial do festival https://www.festivaldosinhamuns.com/ ou no Instagram @festivaldosinhamunsce


A 16ª edição teve início ainda em setembro, entre os dias 21 e 26, com um circuito itinerante que levou as Mostras Campo e Cidade a Aiuaba, Arneiroz (Assentamento Mucuim), Parambu e Quiterianópolis. A caravana apresentou espetáculos de teatro, circo e cultura popular, aproximando comunidades rurais e urbanas da produção artística contemporânea e reforçando a relação do festival com o território.


Agora em dezembro, a programação reúne atrações de 14 municípios cearenses (Tauá, Arneiroz, Russas, Tabuleiro do Norte, Itapipoca, Cascavel, Fortaleza, Maracanaú, Varjota, Paracuru, Quiterianópolis, Quixeré, Independência e Quixeramobim), sete estados brasileiros (Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) e seis países: Argentina, Espanha, Peru, Uruguai e Itália.  


O Festival

Criado há 20 anos pela Associação Arte Jucá, o Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas consolidou-se como um dos principais polos de fruição, difusão e formação das artes cênicas no Ceará, alcançando municípios historicamente afastados dos grandes centros culturais. Ao longo das duas décadas de existência, o festival ampliou seu alcance e diversificou sua atuação, tornando-se referência na região.

O 16º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e da Associação Arte Jucá, com apoio da PNAB, PNAB Ceará, Governo do Estado do Ceará (Secretaria da Cultura – Secult Ceará) e Prefeitura Municipal de Tauá (Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer). Conta com a parceria do Sesc, e a Casa Criativa, em Tauá, é parceira institucional. O evento integra a REDE Festivais de Arte e Cultura do Ceará.


Serviço

6º Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas - De 07 e 13 de dezembro de 2025 nas cidades de Arneiroz e Tauá. Toda a programação tem acesso gratuito. Informações: www.festivaldosinhamuns.com e @festivaldosinhamunsce


Comentários


bottom of page