Exposição "Cláudio Cesar O que Muitos Não Viram" é lançada em Fortaleza nesta quinta
- dialogoce
- há 4 dias
- 2 min de leitura
O evento também marca o lançamento do livro homônimo, que mergulha nos bastidores da vida e da obra do artista.

Fortaleza ganha um mergulho na alma criativa de um de seus artistas mais singulares. Nesta quinta -feira (10), o Espaço Cultural da CEGÁS será palco da abertura da exposição “Claudio Cesar – O Que Muitos Não Viram”, uma homenagem ao artista visual Claudio Cesar. O evento também marca o lançamento do livro homônimo, que mergulha nos bastidores da vida e da obra do artista.
A iniciativa tem a assinatura do Instituto Cláudio Cesar, capitaneado por Renata Guimarães, e conta com a realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e com o patrocínio do Grupo Marquise, Ecofor e EcoOsasco, reafirmando o compromisso do grupo com a valorização da arte e da cultura cearense.
A mostra reunirá cerca de 30 obras, algumas inéditas, que revelam a inquietude criativa e a liberdade estética de Claudio. Para a curadora Andréa Dall’Olio Hiluy, o artista era movido por “uma urgência de expressão que parecia pressagiar a brevidade de seu tempo entre nós”. Em cada quadro, escultura ou traço a bico de pena, pulsa um universo lúdico, surreal e profundamente humano.
O livro “Claudio Cesar – O Que Muitos Não Viram”, publicado pela Editora Expressão Gráfica, traz 156 páginas de memória afetiva, pesquisa e reflexões assinadas por Veridiana Brasileiro, que revela: “Claudio fundia infância, devaneios e crítica social em uma só pincelada, desafiando as fronteiras entre o real e o imaginário”.
Claudio Cesar, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Fortaleza desde os anos 80, destacou-se por sua sensibilidade em retratar o cotidiano do povo cearense, seus símbolos e afeições. De flores a São Francisco, suas obras misturam humor, poesia e cor, com a luz do Ceará refletida em cada composição.
Serviço:
Exposição e lançamento do livro “Claudio Cesar – O Que Muitos Não Viram”
Abertura: 10 de abril de 2025, às 18h30
Local: Espaço CEGÁS de Cultura – Av. Washington Soares, 6475 – José de Alencar – Fortaleza/CE
Visitação: Até 18 de junho de 2025 | Segunda a sexta-feira | 8h às 17h
Entrada gratuita e acessível para todas as idades.
Comments