top of page

Espetáculo "Mundo Suassuna" é realizado até o dia 20 de julho em Fortaleza

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 8 horas
  • 3 min de leitura

O espetáculo mostra os desatinos de um príncipe durante uma viagem pelo Sertão com o seu cavalo, em busca de um reino e de sua coroa perdida.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta o espetáculo Mundo Suassuna, em cartaz até o dia 20 de julho, de quinta a sábado, às 19h, e domingos, às 18h. Com direção e dramaturgia de Marcelo Romagnoli, a montagem é inspirada no universo literário de Ariano Suassuna (1927 – 2014). O espetáculo mostra os desatinos de um príncipe durante uma viagem pelo Sertão com o seu cavalo, em busca de um reino e de sua coroa perdida. Numa travessia feita de reviravoltas, o cavaleiro errante enfrenta enigmas, caveiras e uma onça malhada pelas estradas pedregosas do Império Consagrado do Sertão. Em cena estão os atores Alexandre Roit, Fabio Espósito e Guryva Portela.


A ficha técnica traz ainda o filho do escritor, Manuel Dantas Suassuna, responsável pela criação de cenário; cantora e compositora Renata Rosa, com a trilha sonora; Silvana Marcondes, com os figurinos; Zé Valdir, com a cenografia e Rodrigo Bella Dona fazendo a iluminação. A montagem é a primeira voltada ao público infantojuvenil reconhecida pela Família Suassuna. O texto, inédito, reúne motivações e personagens da obra do escritor paraibano, e faz referências a temas fundamentais de sua trajetória, como o Romance da Pedra do Reino, o impacto do circo, a guiança divina, os aspectos armoriais, as influências ibéricas e, principalmente, as inspirações de seu último romance, o monumental Dom Pantero (publicado postumamente, em 2017, pela editora Nova Fronteira).


Montado em seu cavalo Pantero, esse príncipe sem rei (um Suassuna órfão de pai, interpretado por Guryva Portela), carrega seu caderno e anota nele a vida, buscando reencontrar a cultura popular. Atravessando a Cidade e o Sertão, o Cavaleiro enfrenta a Morte, enquanto decifra enigmas, guiado pela Santa Compadecida. Escrevendo e documentando a aventura, o resultado é um livro, que se torna sua obra, coroada numa celebração conhecida como a “Festa do meio-dia”.


O projeto Mundo Suassuna integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília e os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar"; isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além

disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).


Serviço:

[Teatro] Mundo Suassuna

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema

Datas: 10 a 13 e 17 a 20 de julho | Sessão de quinta-feira (10 e 17), com gratuidade somente para clientes CAIXA, com retirada prévia dos ingressos a partir de 04 de julho

Horário: 19h (quinta a sábado) e 18h (domingo)

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei) | Venda na bilheteria da CAIXA Cultural a partir de sexta-feira (04)

Funcionamento da bilheteria: de terça a sábado, das 10h às 20h, domingo e feriados, das 10h às 19h.

Classificação indicativa: Livre

Sessão com intérpretes de Libras: Sessão de sábado (12)

Duração: 55 minutos

Informações: (85) 3453-2770 | Site CAIXA

Cultural | Instagram: @caixaculturalfortaleza

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Acesso para pessoas com deficiência

Comments


bottom of page