Espaço para pessoas com Tea é disponibilizado no São João de Maracanaú
- dialogoce
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
O espaço, localizado de frente à Fazendinha, foi criado para proporcionar uma experiência sensorial mais confortável e acolhedora para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.

A Diretoria de Atenção Especializada à Saúde da Pessoa com Deficiência (DASP) de Maracanaú, está promovendo uma iniciativa inédita de inclusão no São João de Maracanaú 2025: a Estação das Cores. O espaço, localizado de frente à Fazendinha, foi criado para proporcionar uma experiência sensorial mais confortável e acolhedora para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
A Estação das Cores é um ambiente adaptado com estímulos visuais, sonoros e táteis controlados, garantindo acolhimento, tranquilidade e segurança durante o evento, que costuma reunir milhares de pessoas. A proposta é possibilitar que o público autista possa participar das festividades de forma respeitosa e inclusiva, minimizando possíveis sobrecargas sensoriais.
Além deste espaço, a criança ou adolescente poderá fazer o empréstimo de um abafador de ruídos, para usar durante a noite, para circular na Cidade Cenográfica. A ação é mais um reflexo do compromisso da gestão municipal com a promoção da acessibilidade e inclusão social, reafirmando que o Maior São João do Planeta também é um espaço para todos.
Sobre a DASP:
A DASP é uma diretoria instituída pela atual gestão municipal vinculada à Secretaria de Saúde de Maracanaú, que visa promover a habilitação e reabilitação de usuários, por meio de serviços humanizados, contribuindo para a melhoria das condições de vida e saúde, desenvolvendo ainda inclusão ao esporte e integração social.
São cinco unidades de saúde que prestam atendimento especializado no município. Para ter acesso aos serviços, os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família e agendados pelo Sistema de Regulação do Município (SISREG). Telefones para contato: 3383-6470 / 6471.
Komentáře