top of page

Esculta Ativa de Acolhimento para estudantes é ofertado pela UFC

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 28 de jul.
  • 2 min de leitura

Fruto da parceria entre o Departamento de Psicologia da UFC e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), o grupo se reúne semanalmente de forma presencial, às quartas-feiras, entre 14h e 16h, nas salas da Prae no Benfica.

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) podem participar do novo serviço de Escuta Ativa de acolhimento psicossocial em grupo, um espaço para atender alunos em processo de sofrimento psíquico. Fruto da parceria entre o Departamento de Psicologia da UFC e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), o grupo se reúne semanalmente de forma presencial, às quartas-feiras, entre 14h e 16h, nas salas da Prae no Benfica.


A ideia nasceu da constatação de que muitos estudantes de graduação e pós-graduação vivenciam sofrimentos psíquicos durante a vida acadêmica. O acolhimento em grupo é uma forma de os participantes compartilharem experiências, perceberem que outros alunos podem estar passando por situações semelhantes, e, com isso, construírem e reforçarem laços de solidariedade na Universidade, evitando que o sofrimento se torne crônico.


O projeto Escuta Ativa tem como facilitadores estudantes de Psicologia da UFC, com a coordenação e supervisão do professor Emanuel Meireles, do Departamento de Psicologia. Para participar, basta preencher um cadastro em formulário eletrônico. Não há obrigatoriedade de retorno sistemático. Por questões éticas, estudantes de Psicologia não podem participar do grupo.


O Escuta Ativa é um projeto do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (Vieses), da Psicologia, criado em 2021, com financiamento do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (Paip). Em paralelo, a Prae já desenvolvia o Acolhimento Psicossocial por meio do Núcleo de Apoio Sociopsicológico a Estudantes. Desde o início de junho, o Vieses e a Prae estabeleceram a parceria para permitir o acolhimento em grupo.

Comentários


bottom of page