top of page

Em Belém do Pará grupo JCPM apresenta ações de sustentabilidade dos seus empreendimentos no nordeste

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 18 de set.
  • 2 min de leitura

A iniciativa de referência foi compartilhada para representantes do setor em Belém do Pará, durante evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30). 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compromisso ambiental e desenvolvimento socioeconômico podem andar juntos. Um exemplo é o trabalho desenvolvido nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, do Grupo JCPM, na gestão dos resíduos aliado à geração de renda para cooperativas de recicladores. Em 2024, somente nos empreendimentos de Fortaleza, 548 toneladas foram recicladas, beneficiando diretamente 25 famílias de cooperativas de recicladores. A iniciativa de referência foi compartilhada para representantes do setor em Belém do Pará, durante evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30). 


O Grupo JCPM também já tem presença confirmada durante a Cúpula da ONU, em novembro na capital paraense, com apresentação sobre Resiliência Climática e Regeneração Urbana, com experiência do RioMar Recife. O painel integra a programação promovida pela Responding to Climate Change (RTCC). Na ocasião será detalhado o Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAV), que promoveu na Bacia do Pina, a regeneração de um corredor ecológico, com diversidade de espécies nativas e adaptadas, em área antes degradada por aterro industrial. 


 


As duas apresentações foi e será conduzidas pela diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, e a gestora de Sustentabilidade, Thayara Paschoal. “Nossa participação nas agendas da COP-30 visa alianças setoriais em   torno de boas práticas que promovam o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social”, explica Lúcia Pontes. “Compartilharemos ações de impacto positivo, com modelos aplicáveis a shopping centers e outros setores econômicos, e sempre com atenção a outras experiências que possam aperfeiçoar nossas operações”, destaca a diretora. 


As iniciativas socioambientais compartilhadas durante os eventos na capital paraense fazem parte do Relatório ASG 2024 do Grupo JCPM, cujos resultados podem ser conferidos em sustentabilidade2024.jcpm.com.br 


O evento Pré-COP30, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), ocorreu no Boulevard Shopping, na região central de Belém. O público presente conferiu como o Grupo JCPM estrutura suas operações de resíduos com foco em inclusão social. 


Há mais de uma década, o Grupo JCPM mantém parcerias com organizações de pessoas catadoras, responsáveis pela destinação de mais de 70% dos resíduos recicláveis gerados nos empreendimentos. Em 2024, foram enviadas 2.321 toneladas de materiais recicláveis para seis cooperativas, com destaque para o papelão (88% do total), seguido por plástico (7%), metal (3%) e vidro (2%). 


O volume garantiu renda complementar a 209 pessoas, com R$ 1,86 milhão em vendas pelas cooperativas parceiras. “Investimos em estruturas próprias qualificadas para a triagem, reduzindo o custo operacional para as cooperativas, visando aumentar a margem de lucro das pessoas catadoras”, detalha Thayara Paschoal. 


Em ganhos ambientais, o quantitativo de reciclados, considerando as principais tipologias, representou uma redução estimada de 1.362 toneladas de CO₂e — o equivalente ao carbono absorvido por 22,7 mil árvores em um ano. Cada tonelada de recicláveis recuperada representou 0,60 tCO₂e de emissões evitadas, correspondendo, por exemplo, às emissões geradas em uma hora de voo de uma aeronave comercial. 


Comentários


bottom of page