top of page

Defensoria em Movimento chega a Iguatu nesta quinta-feira

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 18 horas
  • 2 min de leitura

A ação visa levar orientações sobre direitos e assistência jurídica gratuita de forma descentralizada para desafogar as demandas do Núcleo.

Foto: Imagem da Internet
Foto: Imagem da Internet

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) realiza, nesta quinta-feira (30), das 8h às 13h, no município de Iguatu, localizado a 365 km de Fortaleza, mais uma edição do projeto Defensoria em Movimento. A ação visa levar orientações sobre direitos e assistência jurídica gratuita de forma descentralizada para desafogar as demandas do Núcleo.


A triagem dos casos com orientações sobre a documentação necessária e os atendimentos com defensores após a análise acontecem no mesmo dia (30) dentro da estrutura de carreta que, desta vez, ficará estacionada na Rua Bandeira, ao lado da Praça das Crianças, no Centro de Iguatu. Ao todo, 11 assistidos podem ser atendidos simultaneamente.


Durante a ação, a população pode procurar atendimento para dar entrada em diversos casos, como em áreas de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal. Será possível também buscar soluções extrajudiciais de conflitos ligados a divórcio consensual, regulamentação de visitas e guarda de filhos, além da análise de processos já em andamento.


A defensora pública e assessora de projetos da DPCE, Camila Vieira, destaca a relevância da interiorização dos serviços da instituição. “A descentralização dos trabalhos da Defensoria permite que todos, independente de sua localização geográfica, possam ter seus direitos garantidos com eficiência. Esta é mais uma forma de facilitar o acesso à Justiça para quem mais precisa”, diz.


Após o atendimento da carreta em Iguatu, a estrutura da Defensoria em Movimento segue para integrar a ação do Pop Rua Jud em Barbalha, município localizado na região do Cariri.


Desta forma, na sexta-feira (31), das 8h às 12h, na Praça Engenheiro Dória, acontecem a triagem dos casos e os atendimentos com defensores públicos. Pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social são as prioridades.


Participam da iniciativa também a Carreta da Saúde da Mulher com atendimentos oncológicos e geral, e o Caminhão do Cidadão da Secretaria da Proteção Social (SPS), disponibilizando a emissão da Carteira de Identidade Nacional, CPF, atestado de antecedentes criminais, recadastramento da Carteira de Trabalho Digital, fotos e biometria.


Serviço

Defensoria em Movimento – Iguatu

Data: 30 de outubro de 2025

Horário: 8h às 13h

Local: Rua Bandeira, ao lado da Praça das Crianças, no Centro de Iguatu.


Pop Rua Jud – Barbalha

Data: 31 de outubro de 2025

Horário: 8h às 12h

Local: Praça Engenheiro Dória, em Barbalha

Comentários


bottom of page