top of page

Curso sobre Inteligência Artificial será ofertado nas escolas do Ceará

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 22 de ago.
  • 2 min de leitura

O lançamento do programa acontecerá no dia 30 de agosto, às 8h30, no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto IA Inclusiva - Inteligência Artificial como Política de Inclusão Social nas Escolas de Ensino Médio do Ceará através da Extensão, iniciativa de extensão em rede da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizará programa de formação de professores da rede pública de ensino em parceria firmada com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).


O lançamento do programa acontecerá no dia 30 de agosto, às 8h30, no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE). A pró-reitora de Extensão da UFC, professora Bernadete Porto, fará a abertura do evento. Com inscrições feitas previamente pela Seduc junto às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), a formação contará com a participação de 150 professores.


De 30 de agosto a 20 de setembro, os professores farão, inicialmente, uma formação introdutória de 32 horas. Em seguida, os docentes devem realizar o acompanhamento de cerca de 600 alunos do ensino médio em 20 escolas localizadas nos arredores dos campi da UFC em Fortaleza, Sobral, Itapajé e Crateús. Durante 12 meses, os alunos devem participar de uma capacitação a partir de ações de extensão da UFC, totalizando mais de 120 horas.


Coordenado pelo professor Julio dos Anjos, do Campus da UFC em Itapajé, o projeto de extensão em rede IA Inclusiva visa a formação de professores do estado do Ceará de diferentes Credes, além de alunos do ensino médio da rede pública. As ações são organizadas em quatro áreas: Lógica e Conceitos Básicos de Programação; Letramento Digital e Segurança na Internet; Introdução à Inteligência Artificial e Técnicas; e Introdução à Robótica Educacional.


O projeto IA Inclusiva é resultado de termo de cooperação técnica entre a UFC e a Seduc, numa articulação entre a coordenação do projeto, representada pelo professor Julio dos Anjos (Campus de Itapajé); pela Pró-Reitoria de Extensão (Prex) da UFC, por meio dos professores Estêvão Rolim e Ronaldo Maia; e pela coordenação da FormaCE, da Seduc.


IA NA EDUCAÇÃO - Além de certificação, os professores participantes também terão acesso a um curso de inteligência artificial de formação internacional, ministrado pelo professor Julio dos Anjos, com o apoio do Deep Learning Institute (DLI), dos Estados Unidos. “A Seduc irá criar a disciplina de Inteligência Artificial como parte do currículo complementar nas escolas do ensino médio do estado do Ceará. Inicialmente através destas escolas-piloto e sendo ampliado após os resultados iniciais deste piloto”, ressalta Julio dos Anjos.


São participantes do projeto dez professores da UFC e 40 alunos extensionistas de diferentes cursos. As iniciativas de extensão giram em torno do Projeto de Inteligência Artificial Aplicada (PIA), desenvolvido no Campus da UFC em Itapajé.

Comentários


bottom of page