top of page

Ciclo Ceará Carnavalesco será inaugurado nesta quinta-feira

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Este ano, o ciclo traz como tema “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”, uma homenagem a duas mulheres que representam a força, a resistência e a riqueza da cultura afro-brasileira no Ceará: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira (in memoriam).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, lança, no dia 29 de janeiro, o Ciclo Ceará Carnavalesco 2026, às 17h, na calçada do Theatro José de Alencar. Este ano, o ciclo traz como tema “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”, uma homenagem a duas mulheres que representam a força, a resistência e a riqueza da cultura afro-brasileira no Ceará: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira (in memoriam).


O público poderá conferir o “Encontro dos Patronos - O Orixá do Afoxé”, com apresentação dos Estandartes e Patronos dos Afoxés: Acabaca, Alakayê, Filhos de Oyá, Obá Sá Rewá, Obatalá, Ogum, Omõrisá Odé e Oxum Odolá, além do Batuque do Afoxé Omõrisá Odé. Também será feita a homenagem in memorian à Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira, que inspiram o tema deste ano. Para celebrar o momento solene, o Tesouro Vivo da Cultura e do maracatu cearense também estará presente, Mestre Rainha Almeida.


O Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares e produção da EnCena Produções.


Ciclo Ceará Carnavalesco 2026

O Ciclo Ceará Carnavalesco é parte de uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural do Governo do Ceará. Um compromisso social e econômico com o fomento à economia artística, criativa e cultural, assumindo um papel inestimável na permanência de atividades culturais promovidas pelos atores e fazedores artísticos do estado. 


Em sua 19ª edição, o Ciclo Ceará Carnavalesco conta com o aporte financeiro total de R$2.331.000,00 e prevê a seleção de 94 projetos, abrangendo grupos e coletivos dos seguintes segmentos culturais: Maracatus, Escola de Samba, Blocos Carnavalescos, Blocos Tradicionais, Cordões, Afoxés, Culturas Camponesas, Grupos/Coletividades Tituladas Tesouros Vivos, Bailes e Matinês, além de apoio à difusão de repertório carnavalesco.


Serviço:

Ciclo Ceará  Carnavalesco 2026 —  “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”

Lançamento —  29/01 (quinta-feira) — 17h 

Theatro José de Alencar (calçada)

Acesso gratuito

Comentários


bottom of page