Campanha da Fraternidade é lançada em Fortaleza
- Lucas Sousa
- 6 de mar.
- 2 min de leitura
Em Fortaleza, a campanha foi lançada para a imprensa na manhã desta quinta-feira (6) no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja e contou com a presença do Arcebispo, Dom Gregório Paixão, da Coordenadora Regional da Equipe das Campanhas do Regional Nordeste 1 da CNBB, Patrícia Amorim

Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança a Campanha da Fraternidade, que traz temáticas importantes para serem debatidas com a sociedade. O tema deste ano é “Fraternidade e Ecologia Integral” e tem como lema “E Deus viu que tudo era bom”. (Gn 1,31). Em Fortaleza, a campanha foi lançada para a imprensa na manhã desta quinta-feira (6) no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja e contou com a presença do Arcebispo, Dom Gregório Paixão, da Coordenadora Regional da Equipe das Campanhas do Regional Nordeste 1 da CNBB, Patrícia Amorim, do Professor Rafael dos Santos da Silva, docente da Universidade Federal do Ceará, graduado em Administração, mestre em Administração Pública e doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra e da Musamara Pereira, presidente da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia.
“O motivo desta escolha foi motivar a todos nós a uma conversão interna, uma conversão a Deus para que a gente olhe para a natureza não como um lugar a ser explorado, mas um lugar que possamos viver e o ser humano não como um adversário mas como um ser de Graça”. Afirma Dom Gregório Paixão, sobre o tema da campanha da fraternidade deste ano.
A Coordenadora Regional da Equipe das Campanhas do Regional Nordeste 1 da CNBB, Patrícia Amorim, explica melhor sobre as atividades que serão feitas com a coleta no dia 13 de abril.
“dia 13 de abril, domingo de ramos, é um dia muito especial pra gente, porque a gente celebra e faz a coleta da solidariedade, é uma coleta nacional que acontece em todas as paróquias, e todo o recurso arrecadado, 100% dele, vai para projetos sociais. Isso significa dizer que a gente pode apresentar propostas de projetos, e aí você, enquanto coletivo ou grupos organizados, associações, através da sua paróquia ou da sua comunidade. Vamos apresentar projetos para os postos de processão de solidariedade, para o Fundo Nacional de Solidariedade. E esse projeto, ele sendo aprovado, você pode desenvolver ações que são gestos concretos da campanha da fraternidade”.
A campanha da Fraternidade está ligada também ao tempo quaresmal, que para a igreja católica são quarenta dias de penitência, jejum e oração, que começa na quarta-feira de cinzas.
Comments