top of page

Cadastro para o reconhecimento facial no Castelão é iniciado

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 10 de mar.
  • 2 min de leitura

As informações colhidas pelo sistema de reconhecimento facial serão automaticamente enviadas aos clubes para serem usadas no ato de compra do ingresso.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Empresa de Tecnologia do Ceará (Etice) e da Secretaria do Esporte (Sesporte), iniciou o cadastro de reconhecimento facial dos torcedores para os jogos finais do Campeonato Cearense 2025, disputados nos dias 15 e 22 de março, na Arena Castelão. O cadastramento deve ser realizado pelo link: arenacastelao.info/biometria-facial/.


O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, explica como o torcedor cearense pode ter acesso ao cadastro.


“Já está à disposição, nas redes sociais, nas páginas dos respectivos clubes, na página da Secretaria do Esporte, o link para o cadastramento biométrico para o novo sistema de controle de acesso da Arena Castelão. Um procedimento extremamente simples, no qual o torcedor, através do próprio celular, irá realizar a captura da sua foto, como também do seu respectivo documento de identificação”.


Representantes da Etice, Sesporte, Ministério Público, Federação Cearense de Futebol (FCF) e dos clubes cearenses se reuniram para definir os últimos detalhes da implementação do reconhecimento facial na Arena Castelão.


No momento do cadastro é preciso que o torcedor tenha o rosto limpo, sem óculos escuros, bonés ou quaisquer objetos que possam dificultar a identificação. As informações colhidas pelo sistema de reconhecimento facial serão automaticamente enviadas aos clubes para serem usadas no ato de compra do ingresso.


O presidente da Etice, Francisco Barbosa, explica a importância do uso dessa tecnologia nos estádios de futebol.


“ É um sistema onde, através de câmeras, nós conseguiremos entender e encontrar todas as pessoas que vão adentrar ao Castelão através do controle de acesso nas catracas, bem como fazer o reconhecimento das pessoas que estarão dentro do estádio, assistindo o jogo de futebol. A Etice embarcou dentro do seu marketplace através de licitação, e agora o Estado vai conseguir colocar à disposição do Castelão para que tudo isso funcione em conjunto e a gente consiga entregar para o Estado o estádio seguro”.


As imagens serão disponibilizadas em banco de dados. Quem tiver algum registro na sua ficha criminal, por exemplo, será imediatamente identificado. Esse registro será válido, a partir do cadastro, para identificação em qualquer evento realizado na praça esportiva.


Francisco Barbosa destaca o impacto positivo dessa ação para o torcedor cearense.


“O Estado vai saber quem são de fato as pessoas que estão dentro do estádio. Então a família cearense vai ter o prazer de estar dentro do local, assistir a uma partida de futebol, ou assistindo um show, ou assistindo qualquer que seja um evento dentro do Castelão, sabendo que lá o cidadão estará sentado com a sua família aproveitando do evento, sem o receio de ter do seu lado alguém que não tenha um comportamento adequado para estar naquele espaço”.


Comments


bottom of page