top of page

Avenida Heráclito Graça tem tráfego de veículos liberado nesta quarta-feira

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

A liberação ocorreu após a conclusão das obras de drenagem e requalificação viária, iniciadas em novembro de 2023, com o objetivo de reduzir os recorrentes alagamentos na região e melhorar a mobilidade urbana.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O tráfego de veículos na Avenida Heráclito Graça foi liberado, na manhã desta quarta-feira (30), ela é uma importante via que conecta os bairros Aldeota e Centro. A liberação ocorreu após a conclusão das obras de drenagem e requalificação viária, iniciadas em novembro de 2023, com o objetivo de reduzir os recorrentes alagamentos na região e melhorar a mobilidade urbana. Segundo o secretário municipal da Infraestrutura, André Daher,  a atual gestão conseguiu concluir a obra dentro do prazo estabelecido na primeira semana de mandato do prefeito Evandro Leitão, mesmo com atrasos significativos no cronograma deixados pela administração anterior.


“Essa obra foi muito atrasada, prejudicando o comércio local durante um período de um ano e seis meses, praticamente. Muitos dos comércios fecharam suas portas e nós viemos aqui e assumimos o compromisso de entregar o viário até o final de abril, mesmo tendo enfrentado muita chuva acima da média nesse período. Nós focamos na avenida, estamos devolvendo o tráfego hoje e em seguida daremos continuidade e as obras adjacentes aqui com uma praça que terão muitos equipamentos importantes”.


O projeto abrangeu o trecho entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, com destaque para a construção de um reservatório subterrâneo de águas pluviais, planejado para armazenar o volume das chuvas e reduzir os impactos das precipitações intensas. Além disso, a via recebeu novas bocas de lobo, pavimentação em piso intertravado, calçadas acessíveis e padronizadas. Outro ponto importante da intervenção foi a limpeza do Riacho Pajeú, que recebe a água retida no reservatório, permitindo o escoamento gradual e controlado durante os períodos de chuva intensa. Além do Pajeú, a Seinf realizou a limpeza e a desobstrução de mais de 30 redes de drenagem e de 3 mil bocas de lobo em diferentes regiões da cidade.


Além da liberação do tráfego, os trabalhos de urbanização continuam nas imediações. A Praça Bárbara de Alencar está em reforma e será revitalizada com novos bancos, lixeiras, meia-quadra de basquete, alambrados e melhorias no piso. O reservatório construído sob a praça segue em fase de acabamento e limpeza, contribuindo para o sistema de drenagem da região.


Comments


bottom of page