top of page

Atividades interligadas à exposição 'Um Oceano Dentro de Mim' são realizadas até domingo na Unifor

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 8 de abr.
  • 2 min de leitura

A realização é da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, por meio da Divisão de Arte e Cultura.

Foto: Jane Batista
Foto: Jane Batista

O Espaço Cultural Unifor recebe, até 13 de abril, intervenções artísticas, rodas de conversa, oficinas, visitas guiadas e atividades educativas. A ação, intitulada “Daqui pra lá: quem tem direito à cidade?”, faz parte do ciclo de atividades integradas à exposição Um Oceano Dentro de Mim, da fotógrafa Jane Batista, e propõe reflexão sobre o direito à cidade sob a perspectiva da juventude. A realização é da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, por meio da Divisão de Arte e Cultura.


O projeto utiliza a arte como instrumento de transformação social e contará com a participação de crianças e jovens dos bairros Serviluz e Vicente Pinzon. A programação inclui oficina de colagens e lambes, acompanhada de roda de conversa, que será mediada pelo Instituto Trêsmares e pelo artista visual Jambo (Bruno Fonseca), promovendo experiência imersiva que conecta arte e cidade. A atividade será realizada no dia 11 de abril (sexta-feira), das 9h às 12h, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor.


A ação abordará as desigualdades no acesso aos espaços urbanos e a importância da ocupação artística dos territórios. Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita por meio do link da bio do Instagram do Instituto Trêsmares – @institutotresmares. Estão sendo disponibilizadas 15 vagas para a atividade.


Sobre a exposição

Na exposição Um Oceano Dentro de Mim, Jane Batista aprofunda seu olhar autoral ao explorar as conexões entre identidade, território, memória coletiva e afetos. Piauiense radicada no Ceará, a artista autodidata constrói relato imagético profundamente vinculado à sua vivência no Titanzinho, região de Fortaleza onde reside.


Utilizando a câmera do celular como principal ferramenta, Jane cria imagens que transcendem o documental, fundindo performance e narrativa visual para questionar as representações hegemônicas.


“Minhas imagens falam sobre valorizar os momentos, as pessoas, a natureza e o lugar onde vivo, estamos sobrevivendo às mudanças e vamos continuar sobrevivendo. É nesse espaço, com minhas raízes, meu filho e as alegrias simples do dia a dia, que encontro força para continuar sonhando. Vejo as crianças brincando felizes na beira da praia, sem se preocupar com o amanhã, e a alegria dos pescadores, que após um árduo trabalho, celebram uma rede cheia de peixe. Essa é a beleza da vida, que se manifesta em pequenos gestos e momentos que, embora passageiros, nos conectam à força de nossa existência. Que possamos nos olhar com mais afeto." relata a artista.


Serviço

Daqui pra lá: Quem tem Direito à Cidade

Data: 5 a 13 de abril

Abertura, visita guiada, roda de conversa e apresentação do projeto Daqui pra Lá

Data: 5 de abril

Horário: 14h

Local: Espaço Cultural Unifor – Exposição de Jane Batista


Oficina de colagens e lambes e roda de conversa

Data: 11 de abril

Horário: 9h às 12h

Local: Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogos

Inscrições gratuitas pelo link da bio do Instagram do Instituto Trêsmares – @institutotresmares

Vagas: 15


Comments


bottom of page