top of page

14ª edição do Festival Tic será realizado em cidades do Ceará em Outubro

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 22 de set.
  • 7 min de leitura

Dos dias 10 a 21 de outubro o evento passa por Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim, celebrando a arte como espaço de encontro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O desejo de partilhar histórias que falam das muitas infâncias, misturando culturas, vozes e afetos é a linha condutora da 14ª edição do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, o TIC. Dos dias 10 a 21 de outubro o evento passa por Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim, celebrando a arte como espaço de encontro. Ao todo serão 46 apresentações artísticas e 10 debates em escolas, equipamentos culturais e praças, a maior parte com intérpretes de libras e/ou audiodescrição. Toda a programação tem acesso gratuito. 


Há quase 15 anos contribuindo para a transformação da forma de pensar artes cênicas para crianças no Ceará, o TIC este ano leva à cena oito atrações artísticas, que ousam explorar novas narrativas para crianças e suas famílias. Três delas são cearenses, três nacionais, um artista mexicano e uma companhia francesa, com espetáculos que abordam diversidade étnico-racial, capacitismo, bullying e meio ambiente. 


“São temas que nos convidam a pensar um mundo mais respeitoso, democrático e sustentável”, diz Emídio Sanderson, um dos idealizadores e diretores do TIC. “No palco, veremos estéticas e dramaturgias que escapam da cultura de massa, propondo experiências poéticas, inovadoras e transformadoras. É um convite para rir, brincar, refletir e sentir, lado a lado”, continua.


Além de espetáculos e debates, como parte da programação da 14ª edição do TIC, de 29 de setembro a 03 de outubro, será realizada mais uma edição do Seminário Virtual Arte e Educação, reunindo especialistas que discutirão a relação entre artes cênicas e educação básica. A programação e o formulário para inscrições gratuitas estarão disponíveis em breve no site do festival. A transmissão será ao vivo no canal da Invento no YouTube (https://youtube.com/InventoProducoesCulturais).


Três equipamentos públicos recebem a programação do 14º TIC na capital cearense: CAIXA Cultural Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Hub Cultural Porto Dragão.


CAIXA Cultural Fortaleza

De sexta-feira (10) a domingo (12) o TIC estará na CAIXA Cultural Fortaleza. Na sexta a Cia Lamento (França) apresenta o espetáculo “A Fabulosa História de BasarKus”, que une dança e circo. São duas sessões, às 10h e 14h, prioritariamente para escolas públicas, com 60 lugares reservados para o público em geral. Logo após as duas apresentações haverá debate com a participação do grupo e do público. 


No sábado (11) e domingo (12) a programação na CAIXA Cultural será festiva. No pátio, a partir das 16h, a mascote DJ Mia comanda o som, artistas circenses fazem apresentações junto ao público, Simone Barreto ministra oficina de brinquedos com tampinhas de garrafa PET, e no local haverá uma feira de troca de livros e brinquedos, para despertar o público sobre a importância do consumo consciente. No teatro, a Cia Lamento volta ao palco às 17h com “A Fabulosa História de BasarKus” e, às 18h, a Cia Pia Fraus, de São Paulo, encanta crianças e adultos no pátio com os bonecos gigantes e infláveis do espetáculo “Bichos do Brasil”. 


Também na CAIXA Cultural Fortaleza, acontecerá, de 10 a 13 de outubro, o 1º Encontro TIC de Realizadores de Festivais de Artes Cênicas para Crianças, em um momento de troca de experiências e saberes. O evento reunirá representantes de festivais de Teresina (PI), Salvador (BA), Itajaí (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF) e da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará - Rede FACE.


A programação do TIC na CAIXA Cultural Fortaleza tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. As quatro apresentações da Cia Lamento (França) contarão com audiodescrição e, as duas da Cia Pia Fraus (SP), audiodescrição e Libras. No sábado e no domingo, na CAIXA Cultural, haverá serviço de manobrista. 


Dragão do Mar

Teatro, Arena e Praça Verde são os espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que recebem o 14º TIC, de sexta a domingo. Na sexta-feira (10), o Festival leva alunos de escolas públicas ao Teatro Dragão do Mar, às 10h e 14h30, para conferir “Quintal Encantado”, da Cia Prisma (CE). As duas sessões terão interpretação em Libras.


No sábado (11) e domingo (12) a criançada vai poder se divertir na Arena Dragão do Mar a partir das 16h30 às 18h30 com o mascote DJ Miau e sua Gatarada, e aprender a fazer máscaras e fantoches em uma oficina criativa. Também no sábado e domingo, às 16h30, no Teatro Dragão do Mar, o famoso palhaço Aziz Gual (México) apresenta o espetáculo “Riso em Riso”, com Audiodescrição. E no domingo, às 19h, tem show na Praça Verde com a Grupo Cria, do Rio de Janeiro, com Libras e audiodescrição. 


O público  poderá acessar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura pela Rua José Avelino, atravessando a Praça via palco Rogaciano Leite Filho, e também pela Rua Boris, em frente ao Hub Cultural Porto Dragão.


Hub Cultural Porto Dragão

O Hub Cultural Porto Dragão também recebe programação do 14º TIC de 10 a 12 de outubro. Na sexta (10), às 14h30, a sessão será especial para crianças com TEA e acompanhantes - 30 pessoas no total - para assistir a Cia Primeiro Olhar (DF) em “Os Peixes não Falam”, espetáculo criado para crianças autistas. Após o espetáculo haverá debate da especialista convidada Cláudia Mascarenhas com o público. No sábado (11) e domingo (12), às 16h, o grupo faz novas apresentações de “Os Peixes não Falam”, em sessões com Libras e audiodescrição.


Depois de Fortaleza, o TIC segue para a Região Metropolitana, com espetáculos para as crianças de Maracanaú e Maranguape. Na segunda (13) e terça-feira (14), a programação nas duas cidades será em escolas públicas, com o Grupo Blitz (CE) apresentando “A Nova Roupa do Rei”, a Cia Pia Fraus (SP) com “Bichos do Brasil”, e a Cia Prisma (CE), que apresenta o espetáculo “João Sortudo”, seguido de debate.  


No domingo (18), o TIC estará em praças das duas cidades com programação para toda a população, a partir das 18h30. Em Maracanaú será na Praça da Estação, onde o público poderá se divertir com a DJ Mia, artistas circenses, espetáculo “A Nova Roupa do Rei”, da Blitz, e show da Banda BBK. No local, haverá feira de troca de livros e brinquedos, e oficina de máscaras e fantoches. 


Em Maranguape, no domingo (18), será na Praça da Liberdade, tendo como atrações DJ Miau e sua Gataradas, “Bichos do Brasil” da Cia Pia Fraus (SP) e “O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões” com a Dona Zefinha (CE). Em Maranguape também haverá feira de troca de livros e brinquedos e oficina de brinquedos com tampinhas de garrafa PET Nas duas cidades a programação nas praças contará com Libras e Audiodescrição. 


O TIC segue para a cidade de Pacajus para realizar três dias de atividades para o público infantil. Na quinta (16) e sexta-feira (17), será em duas escolas públicas, com “Bichos do Brasil”, da Cia Pia Fraus (SP), “A Nova Roupa do Rei” do Grupo Blitz, e “João Sortudo” da Cia Prisma (CE), que realiza debate com os estudantes logo após as duas apresentações em escolas.


No domingo (19), o TIC estará na Praça Renato Aguiar a partir das 18h30, com DJ Miau e sua Gataradas e apresentações de “Bichos do Brasil” da Cia Pia Fraus (SP), e “O Circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões” com a Dona Zefinha (CE). Oficina de máscaras e fantoches e feira de troca de livros e brinquedos também vão acontecer na praça de Pacajus. A programação terá Libras e Audiodescrição.


Em Quixeramobim a programação do TIC começa no domingo (19), com programação aberta a toda a população, a partir das 18h30, na Praça da Prefeitura. Quem dá as boas-vindas é a DJ Mia. Artistas circenses levam o encanto de suas artes para o público na praça. Na sequência, tem espetáculos, com o Grupo Blitz apresentando “A Nova Roupa do Rei” e, para terminar o domingo com música, show da Banda BBK. As apresentações vão contar com Libras e Audiodescrição.


Na segunda (20) e terça-feira (21) a programação será em escolas, com apresentações do espetáculo “A Nova Roupa do Rei” do Grupo Blitz, que participa de debate com a plateia de alunos logo após as apresentações, e mais, “Bichos do Brasil”, da Cia Pia Fraus (SP), e “João Sortudo”, da Cia Prisma (CE), encerrando esta edição do TIC.


O TIC também reafirma seu compromisso com o futuro, ao adotar uma política de carbono zero, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa por meio do plantio de árvores nativas no Ceará.


O 14º TIC é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e a Invento Produções Culturais. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará. Apoio Cultural: Sumitomo Chemical e Cie Durametal. Patrocínio: CAIXA, Smurfit Westrock, Aniger, Freitas, Vicunha Têxtil, Grupo Hope e Melbros. Parceria: BG Soluções Sociais; Instituto Seara; Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará; Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Educação; Institut Français; Ville de Grenoble; Prefeitura de Maracanaú, via Secretaria de Educação; Prefeitura de Maranguape, via Secretaria da Educação; Prefeitura de Pacajus, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo; Prefeitura de Quixeramobim, por meio da Secretaria de Educação; Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Hub Cultural Porto Dragão; Theatro José de Alencar. Produção: D'Grau Produções. 


Serviço

14º TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 10 e 21 de outubro de 2025 o evento passa por Fortaleza (10 a 12), Maracanaú (13, 14 e 18), Maranguape (13, 14 e 18), Pacajus (16, 17 e 19) e Quixeramobim (19 a 21). Toda a programação é gratuita e acessível, com tradução em Libras e audiodescrição. Informações: www.festivaltic.com.br. Facebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic.


Comentários


bottom of page