top of page

Especialista orienta sobre o uso de mochilas de rodinha para as crianças

  • Foto do escritor: dialogoce
    dialogoce
  • 27 de jan.
  • 1 min de leitura

Embora sejam uma alternativa para reduzir a carga sobre os ombros, seu uso inadequado pode levar a posturas inadequadas e esforço excessivo em certas regiões do corpo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Usar mochilas de costas com muito peso ou em um só ombro pode causar dores nas costas das crianças, desequilíbrios posturais e até desencadear problemas na coluna na fase adulta. Tanto que, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal do indivíduo e que o excesso aliado ao esforço repetitivo ocasiona 70% dos problemas de coluna. 


Por esse motivo, na volta às aulas, os pais passaram a adotar as mochilas com rodinhas e até bolsas parecidas com malas de viagem, produzidas com materiais mais leves. Porém, o que poucos sabem é que as mochilas de rodinhas também podem causar problemas na coluna das crianças se não forem utilizadas corretamente. Embora sejam uma alternativa para reduzir a carga sobre os ombros, seu uso inadequado pode levar a posturas inadequadas e esforço excessivo em certas regiões do corpo.


O ortopedista e presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Ceará (Coomtoce), Leonardo Drumond, alerta que que “puxar a mochila ou malas de rodinhas com apenas uma mão e em terrenos irregulares regularmente pode gerar desalinhamentos posturais, causando dores nas costas, ombros e braços. As crianças também sobem escadas puxando essas bolsas. O movimento repetitivo de torção do tronco ao arrastar a mochila pode sobrecarregar a musculatura lombar”.


Comments


bottom of page